segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Termina a Viagem... prepara-se a próxima!

“A quantos esta carta ouvirem, fazemos saber que nós mandamos e outorgamos o encerramento da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
E querendo fazer graça e mercê ao Concelho e aos homens bons da Cidade, mandamos que se faça e possa fazer a próxima Viagem Medieval, a partir do dia 29 do mês de Julho, até ao dia 8 do mês de Agosto, do ano de Cristo de 2010.
Com sentimento e honra os esperamos na próxima Viagem Medieval.”

Assim terminava a 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria... a Viagem Espectáculo... a Melhor Viagem de Sempre.



Certamente que há pontos a melhorar, mas de um modo geral esta foi mesmo a melhor edição de sempre. Longe de polémicas, politiquices e histórias do arco da velha... esta nem pareceu uma Viagem de ano de eleições. Tirando os apagões, para os quais a EDP já tem justificação, chegando mesmo a assumir a necessidade de intervir no centro histórico, pouco mais há a apontar relativamente a regressões, nesta edição.
As esterqueiras são o ponto mais vezes referido quanto a necessidade de melhoras... concordo... mas na realidade estamos num evento de rua que move dezenas de milhares de pessoas por dia: alguém já pediu casas de banho de luxo a um festival de verão? Mais limpeza, reposição mais frequente de papel higiénico e sabonete líquido são pontos passíveis de melhora, numa lista a que acrescento a necessidade de incremento de ainda maior da frequência de limpeza dos recipientes depósito de lixo do recinto.

Ainda agora terminou a 13ª edição, mas nem por isso é tempo de férias... a Viagem 2010 já mexe! Conforme o que o Medieval SMF já tinha avançado, no próximo ano haverá novidades logísticas e de acolhimento:

- MULTIBANCOS
Organização assume a gestão e manutenção de multibancos. A solução encontra-se em estudo com a entidade gestora de rede... a instalação de espaços multibanco não está posta de parte.

- PARQUE DE CAMPISMO
No próximo ano a Viagem Medieval irá contar com um parque de campismo nas imediações do recinto. O terreno está escolhido, falta só a criação de condições dignas para a recepção dos forasteiros.

- PARQUES DE ESTACIONAMENTO
O estacionamento na rua e nos 12 parques oficiais revela-se há muito escasso, mas a solução não se mostra fácil. Nas imediações do recinto a missão é impossível, resta então a solução que cá deixei há dias: a criação/utilização de parques periféricos (ex. Europarque), com serviço de transfer para o recinto. Esta solução revela-se viável, mas nem por isso simples de colocar em prática. A necessidade de criação de corredores BUS (com crucial encerramento de ruas ao trânsito) irá complicar ainda mais os acessos às proximidades do recinto, com impacto em toda a cidade. No entanto, esta deverá ser a solução a implementar de modo a solucionar o problema.

No que ao enquadramento histórico diz respeito, ainda não é pública a decisão final da Comissão Executiva da Viagem. Eram 3 as hipóteses há 3 dias... a decisão deveria surgir ontem. Se uma foi rapidamente posta de parte, restavam 2 hipóteses:

- uma Viagem dedicada aos amores de D. Pedro e Inês de Castro;

- ou uma Viagem à Fundação da Nacionalidade, com necessidade de grande investimento cénico e de figurinos.

Confesso, a opção Fundação é a minha preferida... esperemos pela decisão final.
De qualquer forma já se desenha o figurino do programa, e o "Assalto ao Arraial" deixou marcas. O impacto e sucesso do espectáculo leva à ideia da criação, não de 1, mas de 2 macro espectáculos diários ao bom jeito de Hollywood.

A eventual reorganização das tabernas, reunindo todas no mesmo espaço, está também em cima da mesa.

Resta agora esperar por 29 de Julho do próximo ano para voltarmos a ligar a máquina do tempo e entrarmos numa nova Viagem Espectáculo.

3 comentários:

Pedro disse...

Cada ano a Viagem Medieval tem vindo a melhorar, e fiquei surpreendido com o que acabei de ler com novidades para o próximo ano!
O Parque de Campismo é uma excelente ideia, até para os artesãos e artistas de fora!

Quanto aos parques de estacionamento, só me lembro de porem autocarros a passarem com alguma frequência pelas freguesias envolventes à da Feira! Algumas com parques de estacionamento junto a Igrejas (lembro-me de Fornos e Espargo) e até a utilização do parque do complexo do Feirense, que bastante gente vem por aquele lado! Punham então autocarros a vir desses locais! Fica a ideia no ar!

Bruno Costa disse...

Olá Pedro... acredito que o futuro seja mesmo por esse caminho (autocarro), o único problema é mesmo fazer os ditos chegar à porta do recinto sem problemas de trânsito... lá vamos os descritos corredores BUS... numa cidade como a Feira passam a ser ruas BUS por 11 dias!!!!
Eu não vejo problema na restrição à circulação em certas artérias de modo a permitir a circulação dos transportes para a VM, mas não vai ser fácil aplicar a medida. Acredito que não vamos ver frutos de um ano para o outro.

Bruno Pinho disse...

Bem haja a VM, mais um ano e mais uma vez ficamos a espera que a proxima venha o mais rapido possivel... É um orgulho para todos os feirenses e para todos os portugueses pois já vemos bastantes pessoas vindas de fora do pais a pedir informaçoes. Acho que as novidades para 2010 são a evolução normal de uma acontecimento com um crescimento de exponencial fantastico. Venham os multibancos dentro do recinto, venha o parque de campismo (podemos falar no conceito "festival de verão" para a juventude) e venham os parques de estacionamento nas imediações da cidade (se bem que acho extremamente complicado fechar algumas ruas para corredores BUS, mas é uma questao para os responsaveis pensarem e agirem de acordo com as necessidades).