segunda-feira, 2 de maio de 2011

Simulacro de Incêndio e Controlo de Acessos Viagem Medieval

No passado Sábado, pelas 21h30, uma pequena parte do recinto da Viagem Medieval foi palco de uma simulação. Em primeiro lugar, testou-se o controlo de acessos... o sistema de informação e venda de pulseiras, no exterior do recinto; as características dos pórticos de entrada e as condições de acesso; saídas do recinto; e situações especiais foram alvo de teste para que se afinem os pormenores rumo a uma edição com muitas alterações logísticas.
De uma forma geral considero que este teste foi positivo, o sistema funcionou sem incidentes e como já se fazia prever do "público" não surgiu desagrado [com excepção de algumas dezenas de jovens que viram a sua "noite de copos" com rituais alterados]. Certamente um ou outro ajustes poderão ser necessários, mas num ponto isolado o sistema é funcional e o público afinal de contas não desgosta da pulseira e já admite que o preço é de facto simbólico.

Resumo das Regras de Acesso ao Recinto da Viagem Medieval 2011:
- acesso controlado de 2ª a 6ª a partir das 17h e ao fim de semana a partir das 12h;
- entrada limitada aos portadores de pulseira, válida para TODOS os 11 dias da Viagem Medieval, com um custo único de 2€;
- crianças com altura inferior a 130cm não pagam entrada.

Por outro lado, foi testada a segurança. E se algo acontecer no recinto de um dos maiores eventos culturais do país? Estará a Protecção Civil Municipal apta a dar resposta? As questões foram colocadas... e as respostas chegariam ao longo da noite.
No simulacro participaram a PSP, os Bombeiros Voluntários da Feira [que utilizaram já a nova viatura de combate a incêndios], a Protecção Civil Municipal, assim como as 3 entidades organizadoras da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

Pensei em várias formas de relatar o sucedido, mas optei pela menos óbvia, minuto a minuto. Passo a transcrever os meus comentários no exacto instante dos acontecimentos, via Facebook:

21h26 - Pronto para 'simular'... Viagem Medieval em acção...
21h45 - Depois do zumbido inicial cá no sítio, parece que o pessoal até gosta das pulseiras...
21h47 - Hostes de D. Afonso Henriques a caminho da Praça...
21h50 - D. João da Maia lidera as hostes em treino... [Espada Lusitana em acção]
22h06 - E 'pumba'... Num ritmo mais animado, lá foram corridos os soldados em treino...
22h23 - Leopoldo e a Princesa viveram felizes...
22h29 - Alerta...
22h29 - Fogo no recinto da Viagem Medieval...
22h30 - Ordem de evacuação...
22h34 - Pórtico livre para evacuação...
22h39 - Alguma resistência à saída...
22h44 - Bombeiros no recinto...
22h48 - Reforços de emergência a caminho...
22h52 - Continuam a chegar bombeiros... O caso é 'grave' no recinto da Viagem...
22h54 - Mais bombeiros a chegar...
23h00 - Diz que 'não há mortes'...
23h02 - Várias ambulâncias e equipa do INEM chegam ao recinto...
23h05 - Praça da República completamente em estado de sítio...
23h08 - Alargado o perímetro de emergência...
23h13 - Continua o ataque ao 'fogo' na Praça da República...
[com a operação ainda em curso, acabei por abandonar o local]

De uma forma superficial acredito que o exercício terá sido bem sucedido. De qualquer forma, num olhar externo e atendendo ao facto de nos remetermos a um evento da dimensão da Viagem, considero que 15 minutos para a chegada dos Bombeiros será talvez um pouco exagerado, de outra forma seria uma excelente resposta. Por outro lado, uma pequena nota para a utilização do megafone no alerta aos visitantes... de facto, não foi bem conseguido. Numa praça de pequenas dimensões, o som era apenas audível a poucos metros sem que se conseguisse propagar de forma mais vasta. Nada que um treino na utilização do aparelho tão marcante em Portugal este ano não consiga resolver.

1 comentário:

Anónimo disse...

E parabéns aos Bombeiros Voluntários da Feira pelo 90º aniversário.