quarta-feira, 4 de junho de 2008

SMF - A Cidade do Lixo... já a partir da próxima semana

Concretiza-se o que se anunciava há já alguns meses. A partir da próxima semana Santa Maria da Feira transforma-se na cidade do lixo nas bermas. A recolha do lixo é reduzida para 4 dias por semana (segundas, quartas, sextas e sábados)... e se com apenas 1 dia de pausa semanal o lixo já abundava nas ruas, imagine-se o que acontecerá com 3 dias de pausa semanal?
Porque vamos regredir em vez de evoluir? Pensava que o futuro era alargar o horário de recolha nas restantes freguesias do concelho... mas afinal enganei-me: há mesmo redução, vamos ver quanto tempo dura esta nova política de "sujidade" urbana.

E que tal se mais gente se juntasse aos incumpridores e pusesse o lixo na rua todos os dias, mesmo quando não há recolha? Talvez se mudasse rapidamente de ideias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu moro em S João de Ver, na própria, e aqui só existe duas recolhas semanais, terça e sexta, o que para mim é insuficiente!

Anónimo disse...

Para haver alargamento nas recolhas teria que haver tambem alargamento no orçamento.

O problema que se poe é que a recolha de lixo de rua é o menos rentavel o que faz com que as empresas do ramo se limitem a limpar o orçamentado e os contratos sao feitos por ruas.

mas ja assim o é noutros concelhos, onde eu moro Orreiro (SJM) a recolha de lixo nos contentores é diaria mas a limpeza das ruas é feita uma ou duas vezes por semana.

A populaçao de passagem e tipo de serviços disponiveis na zona são os factor que mais influenciam. Podem haver arterias que obriguem a duas recolhas por dia e outras só com uma recolha semanal.

Bruno Costa disse...

Bem, aqui o problema principal não é a limpeza urbana... essa até fica melhor, passa a ser assegurada por privados, o que em certos casos até resolveu muitos problemas (ex. gaia). Reclamo mesmo da redução dos dias de recolha de resíduos urbanos na cidade... até agora a recolha porta-a-porta (porque na Feira não há sistema de contentores) realizava-se de segunda a sábado...e agora passa apenas a ser feita 4 vezes por semana.

Se a isto somarmos os imcumpridores, vamos mesmo ter uma cidade do lixo. Até porque a informação não passou como devia... por exemplo, eu não recebi em casa a tão famosa informação com os novos horários e na segunda já entra em vigor.

Gaia operou um processo semelhante há 3/4 anos e as mudança foram todas para melhor... ao que sei sem grande aumento de gastos. Hoje a maioria das freguesias tem recolha diária de resíduos. A cidade tem limpeza urbana diária.

Concordo que a limpeza urbana tenha de ser de acordo com as necessidades, mas há muitas falhas. Há artérias da Feira que são limpas apenas 2/3 vezes por ano!!!!!! Basta olhar para a envolvente a muitos Ecopontos.
E nenhuma é limpa todos os dias!
Basta olhar para as alturas mais caóticas (os eventos)... deveria haver reforço, mas limita-se a mudanças de horários de recolha de lixo doméstico e nem as papeleiras são despejadas mais vezes.

Espero para ver o resultado... mas antevejo as imagens terceiromundistas!!!!

Anónimo disse...

Hoje, dia 19 de Junho de 2008 o lixo de dois dias já se acumula nalguns lugares de Santa Maria da Feira, não houve recolha nos dias 17 e 18 para os lados do Cavaco, Velha e Picalhos!!!!
Por aqui nesta terra infelizmente só há dinheiro para festanças! Para a limpeza e asseio da povoação já há limitações no orçamento. Enfim, vistas curtas... Um observador atento.