quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Primeira pedra do Centro Oncológico lançada hoje

A primeira pedra do Centro Oncológico Maio Clinic, em Santa Maria da Feira, vai ser lançada esta quarta-feira, dia 9 de Setembro, numa cerimónia em que participam a Ministra da Saúde, Ana Jorge, e o Presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques. A sessão de apresentação do projecto realiza-se às 15h30, no Europarque, seguindo-se o lançamento de primeira pedra junto ao Visionarium – Centro de Ciência do Europarque.

O projecto é desenvolvido pelo Grupo Lenitudes, em parceria com entidades internacionais de referência, devendo estar a funcionar no primeiro semestre de 2010.
Constituído com o propósito embrionário de desenvolver uma unidade inovadora e catalisadora na abordagem multidisciplinar da terapia oncológica, o Centro Oncológico Maio Clinic, situado em Santa Maria da Feira, propõe-se ser uma unidade de oncologia de excelência e um centro de investigação de referência.

Atendimento personalizado, recursos humanos qualificados, tratamentos de elevada qualidade, ambiente humanizado, técnicas especiais, tecnologia de vanguarda e instalações inovadoras são os principais objectivos deste Centro Oncológico, que terá também uma arquitectura arrojada num enquadramento ecológico exemplar.
Pretende-se que esta unidade de saúde esteja dotada dos seguintes serviços: radioterapia (RT) externa convencional, técnicas especiais de RT; radiocirurgia estereotáxica, braquiterapia e braquiterapia HDR, radioterapia intraoperatória, cirurgia de ambulatório, quimioterapia, internamento, bem como nutrição, psico-oncologia, consulta da dor e reabilitação. Numa fase posterior, deverá ser criada uma Unidade de Medicina Nuclear e, eventualmente, um módulo de Diagnóstico Oncológico.

O Centro Oncológico Maio Clinic é um dos vários projectos na área da saúde que o Grupo Lenitudes está a desenvolver em Portugal, sendo que o primeiro - a Unidade de Radioterapia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) - foi inaugurado no passado dia 7, numa parceria público-privada.

Prevê-se que a unidade possa vir a tratar cerca de mil e quinhentos doentes por ano, oriundos do distrito de Aveiro, de outras regiões de Portugal e, também, do estrangeiro.
Com um investimento superior a 10 milhões de euros, a criação líquida de emprego de cerca de 40 profissionais, maioritariamente altamente qualificados, a região fica dotada de competências técnicas e profissionais inexistentes à data, com vocação e disponibilidades para interagir com as entidades de ensino e de investigação do Distrito.
O Centro Oncológico facultará à região tratamentos clínicos inovadores. A aposta em I&D pela criação do Centro de Investigação Maio Clinic potenciará o desenvolvimento de um pólo tecnológico em Santa Maria da Feira, e a sua interligação com entidades de referência internacionais na área da investigação serão factores indutores de prestígio, auto-estima e criação de valor.

O conceito e a sua visibilidade no estrangeiro permitirão uma dinâmica positiva no domínio do Turismo da Saúde razão que, per si, justifica a escolha da região para a implantação deste Centro Oncológico e de Investigação.

@ CM S M Feira

Sem comentários: