sábado, 27 de abril de 2013

Quinta do Castelo reabre portas à população

A emblemática Quinta do Castelo, na Feira, espaço verde com vários séculos de existência, propriedade da Segurança Social e que há vários anos de encontra vedada a visitas vai passar para a gestão da Câmara Municipal. A autarquia promete devolver o espaço à população.
Nos últimos anos a Quinta do Castelo tem sido o palco da Terra dos Sonhos, evento realizado pelo Natal que recria os contos do imaginário infantil. Mas logo após o evento encerra as portas, privando os feirenses, e não só, das visitas ao espaço verde que durante anos foi atracção turística e que agora se encontra degradado.
Para além das árvores centenárias, no interior existem vários trilhos, um lago atravessado por uma ponte e uma gruta artificial que atraíram ao local diferentes gerações.
Nos últimos anos temia-se que o espaço fosse entregue pela Segurança Social a privados. Mas a Câmara Municipal acabaria por conseguir recentemente um entendimento com a Instituição.
"O Instituto da Segurança Social já deliberou conceder a gestão do espaço à Câmara Municipal. "Há cerca de uma semana tivemos essa excelente notícia", adiantou o vice-presidente da autarquia, Emídio Sousa.
"Considero a Quinta do Castelo um tesouro feirense e até nacional. Preocupávamos que não estivesse disponível para a população e a possibilidade do espaço ser concessionado a privados", explicou.
Ainda de acordo com o autarca, a Câmara Municipal tem apenas a obrigação de tratar do espaço a nível da vegetação e arruamentos.
"Depois de tudo formalizado vamos proceder à limpeza da Quinta e devolver o espaço à população". "Penso que se vai tornar em mais um cartão de visita do concelho", adiantou Emídio Sousa.
O protocolo a celebrar com a Segurança Social vai, na próxima segunda-feira à reunião do Executivo. "Espero que seja aprovado por unanimidade", concluiu o vice-presidente. 

@ JN

Sem comentários: