O decreto ontem publicado em Diário da República, pelo Ministério das Obras Públicas, delimita porções territoriais em toda a extenção do possível traçado do TGV entre Porto e Lisboa. Como já se previa, o concelho de Santa Maria da Feira está também incluído no projecto... e vantagens não se vislumbram! Para já são os terrenos bloqueados... mais tarde será o ruído e o impacto negativo da proximidade da linha, sem que por cá haja qualquer paragem. Bem que não pode haver paragens a cada 30 Km, mas de acordo com um mapa de dimensão populacional apresentado há cerca de um ano pelo Expresso, a região EDV apresenta melhores caracteristicas para a paragem do dito comboio do que a zona de Aveiro. Mas como os distritos ainda mandam...
Nos terrenos abrangidos pelo decreto, mesmo sem a definição final do traçado, será proibida a criação de novos núcleos populacionais, incluindo operações de loteamento; construção, reconstrução ou ampliação de edificios ou de outras instalações; instalação de explorações ou ampliação das já existentes; alterações importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno; derrube de árvores em maciço, com qualquer área; destruição de solo vivo e do coberto vegetal.
Onde estão os benefícios?
Nos terrenos abrangidos pelo decreto, mesmo sem a definição final do traçado, será proibida a criação de novos núcleos populacionais, incluindo operações de loteamento; construção, reconstrução ou ampliação de edificios ou de outras instalações; instalação de explorações ou ampliação das já existentes; alterações importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno; derrube de árvores em maciço, com qualquer área; destruição de solo vivo e do coberto vegetal.
Onde estão os benefícios?
13 comentários:
Não seja mal agradecido, a maior parte (100%) das obras e instituições de relevância para SMF tem a mão ou a conivência do governo, se eles agora vos tiram um pouco não devem ficar chateados devem é agradecer.
Quanto a paragens, vocês nem uma central de transportes rodoviários condigna tem. Aquela porcaria que vocês têm é uma vergonha.
Ou então aquela valeta justifica todas as vossas necessidades…
«Aquela porcaria que vocês têm é uma vergonha.»... agora também pensa como o PCP e chama Centro Coordenador de Transportes a uma paragem de autocarro?
O futuro e "condigno" Centro Coordenador de Transportes da Feira já está projectado (depois de muitas interrogações e discussões quanto à localização) para o terreno frente ao Feira Nova.
http://23kronikasfeirenses.blogspot.com/2008/03/centro-coordenador-de-transportes-de.html
Mais vale esperar do que ficar na cave de um prédio!
A paragem é a Valeta o centro á a casota junto á valeta.
Quanto á comparaçao com o de SJM o vosso projecto é uma anedota comparando com o que existe de momento em SJM.
Isto para nao comparar com o futuro Projecto ja em decurso no qual vai estar incluido uma ligaçao a estaçao de comboio.
So que aqui ja existe centro a 20 anos, no vossa freguesia ainda esta em projecto para variar...
"Para variar", lá está um sanjoanense com receio do que aí vem!
Nao confunda receio com o lirismo da sua escrita e da sua forma de ver a realidade.
Por mim, ja à muito que deviam ter um centro cordenador de transportes e depois conforme as necessidades fazer os ajustamentos aos equipamentos.
Aquilo nao passa de uma bilheteira com umas tantas paragems cobertas.
passe bem
«Aquilo» de que fala NÃO É UM CENTRO COORDENADOR DE TRANSPORTES... até porque para além da Transdev/Inácio e Renex, nenhuma outra empresa por ali circula. Não passa de uma paragem de autocarro!
É verdade que hoje não existe CCT, mas a solução já se vislumbra... e se a mesma tivesse sido concretizada na localização apontada há mais de 10 anos (centro da cidade), a Feira só ficaria a perder. A nova localização facilitará o acesso a uma nova zona urbana dentro da cidade e a sua localização junto do nó da A1 será atractiva para que mais rotas "expresso" parem na Feira.
Vale a pena pensar no futuro e não num projecto para ontem... e quanto à ligação ao Vouginha... ou se consegue mesmo o Metro, ou um dia destes nem comboio por ali circulará!
Sabe é que quando o de SJM foi construido havia varias companhias e tinha nexo o nome Centro Coordenado de Transporte, mas hoje resumem-se a 2 ou 3 companhias.
Quanto a nova localizaçao do vosso "CCT" acho que esta num bom local frente ao futuro Forum.
Quanto ao vouguinha aquilo que existe por mim desaparecia.
Se for o metro como o que se encontra no porto espero que nunca ca apareça, aquela velocidade iriam ser 2 horas para chegar gaia...
Se for um comboio intermunicipal OAZ - SJM - Feira - Lourosa - Gaia isso é que era andar em frente.
Qto ao Metro, concordo, mas para mim o ideal seria mesmo o Metro... ou melhor um sistema Tram train (com o dobro da velocidade actual... as composições anunciadas para a linha da Póvoa e que até hoje são uma miragem) e uma linha com paragens a cada 2 ou 3 Km e não menos, salvo situações pontuais.
O facto de estar incluído na rede de Metro evita os transbordos e permite o acesso directo ao centro do Porto.
Nao sei como esta organizado o metro em Gaia, mas acho que devem ter uma estaçao que seja considerada central.
A ideia que vejo como a mais vantajosa sera uma linha rapida intermunicipal OAZ - SJM - Feira - Lourosa - Gaia (estaçao central)
A meu ver os transbordos em gaia vao ser inevitaveis, duvido que façam ligaçoes OAZ... e destinos distintos no Porto (rentabilidade da vai ser pequena)
Se a linha de comboio for rapida, as restruturaçoes em gaia surgirão e muitos dos actuais utentes das camionetas vao optar pelo comboio
por ser mais rapido.
A meu ver o serviço a prestar para pontos a curtas distancias (2 ou 3 Km) dever ser feito por camionetas e mesmo esse as empresas ja o prestam com dificuldades.
Se o serviço do comboio e camionete forem similares acho que definham os dois e a populaçao fica pior servida. alias como esta a contecer.
Num conceito bem organizado os transbordos não serão necessários para chegar ao Porto, mas sim para outros pontos da rede de Metro.
O metro em Gaia pura e simplesmente não está organizado... uso-o todos os dias e a caos está eminente!
A linha amarela começa, hoje, junto ao El Corte Ingles e seguirá pelo menos até Vila D'Este (o ideal seria prolongar a partir daí a Sul). Acontece que nenhuma estação é considerada central, até porque nenhuma tem condições para tal.
Chegou a falar-se de uma Grande Estação, que fizesse interface entre as duas linhas de Gaia (uma delas irá nascer a médio prazo a ligar Sto Ovideo à casa da Música via Arrábida), autocarros, taxi e com um grande parque de estacionamento... depois de anos a pensar-se no cruzamento com a EN222 (para mim a localização ideal), mudou-se o projecto para Laborim, num local com difícil acesso para autocarros... mas que permitiria a construção de um centro comercial anexo, que pagaria a obra!!!!!
Não sei em que estado isto ficou, mas a verdade é que a futura estação D. João II (EN222) irá numa segunda fase dispor de um interface com autocarros... e poderia então ser aí o ponto de transbordo. Mas na verdade, e se o meio de transporte fosse o mesmo, o mesmo veículo poderia continuar até ao Porto (Hosp S. João, ou mesmo até ao final da linha, que futuramente será na Maia). É desta forma que a linha amarela tem sido encarada - a linha das linhas - tem todas as potencialidades para atravessas a quase totalidade da área Metropolitana.
Logicamente é impossível ter composições a sair da Maia rumo a OAZ a cada 6 minutos, como acontece hoje entre o Hosp S. Joao e o El Corte Inglés, mas tal como acontece na linha verde, as rotas na mesma linha podem ser desdobradas.
Algumas composições (tome-se como exemplo 20 min) sairiam com destino a SJM e outras (hora a hora) com destino a OAZ, eliminando uma saida dos horários de 20/20 minutos.
O conceito moderno de linha de metro ligeiro não é estático, tal como o metro tradicional, em que todos os veículos da mesma linha terão o mesmo destino e todos com o mesmo intervalo.
Num "metro misto", urbano e suburbano há variações.
Acredito que é possível e viável que a linha de metro do EDV entre directamente no centro do Porto, pela linha amarela ou mesmo pela segunda linha de Gaia... de modo a fazer ligação directa com a restante rede.
existe algum local onde posamos ver em detalhe o trajecto do TGV por SMF??'
O plano base, com alguns locais ainda não 100% definidos foi publicado em diário da república, com mapas de fraca definição no final de março.
~e tudo muito giro e os custos elevados ninguempensa neles n e?
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