sábado, 3 de maio de 2008

Deuses, Guerreiros e Principezinho

Aí está mais uma edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. De 15 a 17 de Maio as ruas, praças, largos, jardins e outros espaços do centro histórico da cidade feirense transformam-se em palcos privilegiados de teatro, circo, dança, música e muito mais. O Imaginarius apresenta-se cada vez mais como um festival de artes de rua e não meramente Teatro de Rua. São mais que muitas as atracções desta edição, que conta com 19 companhias, 15 delas estrangeiras e dezenas de horas de muita animação.
O gigante transformado em guerreiro dos franceses Royal de Luxe é enterrado vivo no Castelo da Feira e transforma-se na grande atracção desta edição. Em paralelo a "Donzela" volta a mostrar-se e traz companhia... a "Varina" estende-se na Ponte D. Luis I, no Porto. No que diz respeito a instalações não ficamos por aqui. Paulo Neves concebeu mais de uma dezena de estruturas em madeira (7 x 2 m) às quais chamou de "Anjos... Asas... Bandeiras"... o que serão afinal?
Os alemães Titanick regressam com uma produção original. "Sarabande", uma verdadeira maravilha! O Deus do Fogo e a Deusa da Água casam e têm uma filha... o problema começa quando se desentendem e usam as suas armas (fogo e água) para derrotar o adversário. A Filha vem do Castelo para cessar a luta.
Para lá dos destaques há muito mais a referir. Markeliñe e Gran Reyneta estão de volta com novos espectáculos. Os ritmos tribais inundam o Rossio. Uma tribo de humanóides das montanhas da Europa Central instala-se na Rua de São Nicolau. A irreverência de Ilotopie fica à descoberta na Rua dos Descobrimentos. O Mamulengo viaja do Brasil. Clara Andermatt encena um espectáculo original onde participam os acrobatas urbanos - Parkour. Teatro do Mar regressam com o seu novo espectáculo. Remédios do Riso invade o Hospital S. Sebastião. Mas não ficamos por aqui... O Principezinho é tema central do um projecto que envolve cerca de 6000 crianças e tem direito a uma grande parada no festival e a uma instável orquestra muito inovadora.
Para lá dos espectáculos há conferências, exposições e workshops... mas há mais para ver. O teatro aéreo está de volta! Voalá chegam à Europa via Santa Maria da Feira e mostram a sua irreverência e sentido estético nos céus.
Santa Maria da Feira é mais uma vez local de visita obrigatória durante 3 dias Imaginarius.

Sem comentários: