sábado, 30 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos no Porto?

Grande ideia corre a internet nas últimas semanas... Porto 2020: Jogos Olímpicos.
O que parece uma megalómana e infundada ideia, revela-se num projecto interessante e que vem evoluindo. Utilizar infraestruturas existentes em toda a Área Metropolitana e criar um Parque Olímpico, em Matosinhos, que seria alvo de alterações no pós Jogos.
A ideia ganha forma numa página da internet, onde já são visíveis vários pormenores da ideia, do Estádio Olímpico, aos pavilhões e complexo aquático... e mesmo os espaços existentes que seriam alvo de adaptações. E neste projecto Santa Maria da Feira não é esquecida. Os pavilhões do Europarque e sua expansão enquadram-se neste projecto para receber treinos e provas de diferentes modalidades.

Um projecto com algumas falhas logísticas e de projecção, mas que com a acção de uma equipa multidisciplinar seriam facilmente resolvidos. Por exemplo, no caso de Santa Maria da Feira fala-se em 5 pavilhões existentes, embora o Europarque só possua 3 pavilhões de exposições (transformáveis em apenas 1 de grandes dimensões). Talvez já se considere a expansão como um dado adquirido e mais do que confirmado em 2020.

Com esta ideia, Santa Maria da Feira receberia provas de 6 modalidades olímpicas.

Voleibol
Local: Pavilhão 1 Europarque/Exponor
Público: 8170
Vip: 150
Media: 350

Judo e Taekwondo
Local: Pavilhão 2 Europarque/Exponor
Público: 7600
Vip: 150
Media: 350

Ténis de Mesa
Local: Pavilhão 3 Europarque/Exponor
Público: 6200
Vip: 80
Media: 220

Esgrima
Local: Pavilhão 4 Europarque/Exponor
Público: 5410
Vip: 60
Media: 250

Luta Livre
Local: Pavilhão 5 Europarque/Exponor
Público: 5200
Vip: 60
Media: 250

Para além de Santa Maria da Feira, a zona sul da Área Metropolitana seria ainda contemplada com outras zonas de competição em Gaia (novo Pavilhão multiusos) e Espinho (Nave e Golf).

Trata-se de uma missão quase impossível, mas não se perde nada em tentar!

3 comentários:

Anónimo disse...

jogos olimpicos em portugal... ainda para mais no porto...

lol lol lol lol

Nos nem a mer..a de um metro temos que se possa chamar metro, quanto mais enterrar aqui varios orçamentos de estado na regiao a construir estruturas para uns jogos olimpicos.

se o europeu de futebol, que ja se sabia ia ser "money in the bank" que foi um sumatorio de investimentos repartidos por varias cidades deu a celeuma que deu, imagina uns jogos olimpicos numa so cidade e ainda para mais no porto.

podes ter a certeza, que se for para enterrar dinheiro vai existir permissão para o fazer em lisboa de resto para as regioes é a historia do costume no projecto a ideia é boa... o orçamento é baixo e quando se começar a implementar a obra o projecto vai ser redimensionado por baixo para baixar custos, no fim fica a ideia

Bruno Costa disse...

Pelo menos temos a ideia... lol... já é alguma coisa... e há que mostrar o norte de alguma forma, nem que seja a mostrar "bonecos" do que seria um grande projecto para o porte, para o norte e para o país.

Sinceramente não me acredito que isto dê em nada... nem sequer num candidatura real... até porque há ideias de candidatar lisboa para 2020/2024... mas é sempre bom sonhar... quem teve a ideia e todo o trabalho que já se mostra no site está de parabéns.

Anónimo disse...

Olá, daqui escreve Leonardo Ferreira, fui eu que criei o projecto. Tenho de concordar quando dizem ser quase impossível de receber os J.O. mas o projecto pretende precisamente contrariar um pouco a mentalidade: Portugal não vai a lado nenhum. Criei também um site de apoio ao mundial, que muita gente criticou, mas que á poucos dias se confirmou que Portugal irá concorrer com Espanha e o govcerno apoia.

Queria agradecer pela divulgação e aproveito para dizer que estou sempre a actualizar o projecto e que neste momento Santa Maria da Feira, vai passar a englobar apenas um pavilhão de competição para voleibol e , mas em compensação terá o centro de imprensa do Sul, a servir a Feira e Espinho. Porquê? Porque o projecto Exponor XXI foi cancelado, como tal o europarque continuará apenas com um pavilhão, mas caso se venham a construir novos pavilhões, a Feira dividirá com a Exponor Matosinhos os pavilhões e modalidades.

Obrigado...