terça-feira, 21 de julho de 2009

Rua LED já na Sexta-feira

Santa Maria da Feira será a primeira cidade da Área Metropolitana do Porto a entrar no novo sistema de iluminação de espaços públicos. O programa Rua LED, a que a Câmara da Feira aderiu recentemente com o compromisso de instalação do sistema em 2 artérias, inaugura já no próximo dia 24 na Rua Dr. Cândido de Pinho.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que é isto da Rua Led?
L.O.

Bruno Costa disse...

Em resumo, é a substituição das lâmpadas convencionais de iluminação pública por lâmpadas LED, energética e ambientalmente mais favoráveis.

Carlos Sousa SJM disse...

espero que tenham sucesso com o uso de lampadas baseadas em tecnologia led.
Pois poderia significar uma enorme poupança a nivel energetico, apesar de serem substancialmente mais caras.
na empresa onde trabalho fizemos um pequeno teste a este tipo de tecnologia e usamos este tipo de lampadas nos semaforos da entrada principal. foi um fracasso em media cada lampada durou 1 ou 2 semanas, depois tivemos que abandonar a ideia pois cada lampada custava 20€ (mandamos pro lixo 3 num espaço de 1 mes).

mas espero que tenham sucesso pois pode significar mais iluminaçao ou reduçao dos custos a longo prazo.

Bruno Costa disse...

Bom, eu tb espero que o resultado seja positivo. Nesta fase falamos de um projecto piloto que envolve cerca de 30 autarquias. O custo de instalação é elevado, mas aponta-se para reduções de consumo na ordem dos 60% e tempos de vida de aproximadamente 14 anos. A cumprirem-se estas características acredito que se poderá estender a outras ruas. Há cerca de meio ano que se inaugurou a primeira Rua LED em Portugal (Pombal), autarquia que já decidiu alargar o lote de artérias no projecto... com estes dados acredito que os resultados até agora sejam positivos.