segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Texturas" "Em Reportagem" na RTP

29 Julho (4ª Feira)
21h
RTP 1

A cortiça, elemento unificador das comunidades do concelho de Santa Maria da Feira, foi o ponto de partida para criação de um espectáculo de teatro comunitário.

Durante alguns meses, uma equipa de reportagem da RTP, acompanhou uma experiência inédita que envolveu dezenas de trabalhadores, reformados, desempregados e jovens.
Num espaço, que convoca memórias comuns - uma fábrica de cortiça - vinte interpretes dos 13 aos 72 anos, contam histórias sobre as suas vidas e experiências profissionais na arte da cortiça.

Mais do que um espectáculo, cujos actores são os próprios trabalhadores, o "texturas", é um trabalho colectivo que assenta nas memórias dos participantes, no levantamento das tradições e costumes locais, no fortalecimento dos laços afectivos e na dignificação das pessoas que trabalham na indústria da cortiça.

Esta experiência procura dar sentido ao trabalho árduo de transformar a pele do sobreiro em rolhas, daí que, o grande desafio foi colocar o homem uns patamares acima da máquina.

Jornalista: Alberto Serra
Repórter de Imagem: Manuel Liberato
Edição: João Caldeirinha
Produção: Amélia Ferreira

Sem comentários: