quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Feira no Top 10 Europeu da Banda Larga

Seis cidades portuguesas na lista das '10 mais' da Europa com ligação à banda larga

Fernão Ferro, Moita, Palmela, Feira, Funchal e Aveiro têm quase 100% de ligações à Internet acima dos 2 megabits por segundo.

Seis cidades portuguesas estão na lista das "10 mais" da Europa ligadas em banda larga e Portugal ocupa a 15.ª posição nos países com esse acesso à Internet, segundo a Akamai. O estudo The State of the Internet, agora revelado pela empresa que detém uma rede mundial de servidores e assim consegue analisar o tipo de acessos à sua rede, é relativo ao terceiro trimestre de 2009. A empresa considera banda larga o acesso acima de 2 Mbps (megabits por segundo).

"Portugal está classificado em 15.º lugar, com 78% de ligações à Akamai a velocidades acima dos 2 Mbps", explicou Belson. "Enquanto as cidades listadas têm 98-99% de penetração de banda larga, provavelmente outras em Portugal têm acessos inferiores, baixando a média total para 78% e colocando o país fora do top 10".

@ Diário de Notícias

4 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

Seria melhor se fosse 98-99% da populaçao da feira com ligaçao á internet. Mas não se pode ter tudo, ao menos mostra que tem todos uma boa ligaçao.

Bruno Costa disse...

Sim, mas 98-99% de ligação à internet com o grau de envelhecimento actual é quase utópico! :P

Carlos Sousa SJM disse...

Tenho a certeza, que nos próximos 10 anos, todas as casas obrigatoriamente estarão ligadas á internet, já existem ligações a internet em que o formato de pagamento funciona como para um telemóvel.
Digo obrigatoriamente porque o próximo passo será muitos dos serviços prestados pelas varias entidades publicas e privadas poderão vir a ser via internet por vídeo tornado tudo mais pessoal (vê-se a pessoa).
A televisão passara a estar ligada directamente a Web, bancos, serviços públicos, serviços privados criarão atendimento em “real time vídeo”.
Quanto a parte da idade é verdade que a medida que envelhecemos temos tendência a sermos menos receptivos a novidades mas tudo aquilo que facilita tem tendência a ser absorvido.
Veja-se o caso dos telemóveis, os mais básicos, são mais fáceis de usar e se repararmos são os mais usados pelas pessoas com mais idade. É difícil encontrar uma pessoa com mais de 50 anos um telemóvel “inteligente”, a não ser para manter o Status…lol. Pois é preciso um curso para saber usar 50% das potencialidades de um telemovel "inteligente".

Bruno Costa disse...

OK... em 10 anos talvez!
À velocidade que a auto-estrada da comunicação está a crescer, neste horizonte já consigo conceber tal coisa... mas mesmo com todas as condicionantes que nos vão "obrigar" a estar ligados à web 24 horas por dia (não quer dizer que comigo já não aconteça :P) 98-99% de casas ligadas continua a ser muita fruta. Esta é ver para crer... embora também me custe a digerir que 98-99% de ligações à internet na Feira sejam de banda larga. Mas a fonte é credível!