terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

1ª unidade portuguesa de tratamento do cancro do pescoço e da cabeça nasce na Feira

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga anunciou hoje a criação da 1.ª Unidade de Tratamento da Doença Oncológica da Cabeça e Pescoço, que irá funcionar em articulação com o hospital de Gaia e o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

No Hospital da Feira, "o que vamos fazer é uma unidade multidisciplinar, mas com componentes de várias instituições, ou seja, vamos tentar coordenar esforços com serviços de outros hospitais, nomeadamente com os serviços de Radioterapia do IPO do Porto e de Estomatologia e de Cirurgia Plástica do hospital de Gaia".

"A ideia é termos pessoas referenciadas nos diversos serviços de maneira a que seja mais fácil o diálogo e a realização de reuniões sempre que tal se justifique e, ao mesmo tempo, podermos nesse grupo multidisciplinar elaborar as normas de diagnóstico, tratamento e seguimento dos nossos doentes", sustentou o responsável.

O protocolo para a criação da 1.ª Unidade de Tratamento da Doença Oncológica da Cabeça e Pescoço, que funcionará no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, será assinado quinta feira, numa cerimónia que deverá contar com a presença do secretário adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro.

Esta nova Unidade vai ter vários serviços médicos associados ligados à Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Oncologia Médica, Nutrição, Radioterapia, Medicina Física e de Reabilitação, entre outros.

@ Destak

Sem comentários: