quarta-feira, 7 de abril de 2010

Feira: Hoje é o Dia P

Começam hoje a funcionar os parcómetros colocados no centro da cidade da Feira. Os condutores terão de desembolsar 60 cêntimos por hora de estacionamento, num dos cerca de 700 lugares existentes à superfície.

O parque de estacionamento subterrâneo, na cave do edifício do Tribunal da Feira, também deverá entrar em funcionamento, com cerca de 260 lugares, estes a 80 cêntimos por hora.

O estacionamento pago vem responder a uma reivindicação dos comerciantes locais e da própria Junta de Freguesia, que há muito solicitavam à Câmara a implementação desta medida como forma de permitir a quem se desloca a cidade, para fazer compras ou tratar de outros assuntos, encontrar um lugar para estacionamento, ao contrário do que sucede actualmente.

Livres de parcómetros continuam a Avenida Professor Doutor Egas Moniz, onde fica situado o Cine Teatro António Lamoso e o Centro de Saúde, a Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa, junto à Biblioteca Municipal, o parque situado no fim daquela artéria e o parque no Largo do Rossio. Também a zona da Cruz fica, por enquanto, livre da concessão do estacionamento pago.

Há vários meses que os parcómetros foram instalados na cidade. Mas a transferência dos direitos de concessão entre diferentes empresas atrasou o início da cobrança e lançou alguma confusão entre os condutores que tentavam efectuar o pagamento, apesar de as máquinas não estarem ainda operacionais. Foram mais tarde tapadas com um plástico.

O estacionamento pago está agora entregue à P Parques SA. O contrato prevê uma concessão de 20 anos para o estacionamento de superfície e 30 anos para o subterrâneo. Neste negócio, a Autarquia recebeu já 2,6 milhões de euros e terá, ainda direito a 40% do valor a ser angariado nos parcómetros durante o período da concessão.

@ Jornal de Notícias

1 comentário:

Anónimo disse...

Que vergonha...