quarta-feira, 5 de maio de 2010

50% do poder de compra continua concentrado em 26 concelhos

A Marktest acaba de divulgar os dados do estudo de Poder de Compra relativo a 2010. Santa Maria da Feira mantém-se na lista de 26 munícipios que por si só concentram metade do poder de compra nacional. Ora veja-se:
Os dados do sistema de geomarketing Sales Index mostram que 26 dos 278 concelhos do Continente concentram metade do seu poder de compra.

Uma análise dos dados relativos ao índice de poder de compra regional (sales index) 2010, permite verificar como este indicador se concentra num número muito reduzido de concelhos: 26 dos 278 concelhos de Portugal Continental concentram metade (50.0%) do índice de poder de compra regional.

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.


A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é liderada por Lisboa, que contribui com 10.1% do poder de compra do Continente. O Porto concentra 3.6% deste índice e Sintra 3.5%. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2.5%, Cascais 2.4%.

No seu conjunto, estes 26 concelhos ocupam 6.2% da área total do Continente e concentram 45.9% da população residente. Aqui estão também localizados 47% dos estabelecimentos empresariais e 53.6% das suas pessoas ao serviço. Da mesma forma, concentram 46.4% das empresas e 71.7% da sua facturação. Nestes 26 concelhos concentram-se ainda 43.2% dos estabelecimentos comerciais retalhistas e 52.3% de pessoas ao serviços nesses mesmos estabelecimentos.

Do grupo de 26 concelhos onde está metade do poder de compra fazem ainda parte os concelhos de Oeiras, Loures, Almada, Matosinhos, Braga, Coimbra, Seixal, Amadora, Leiria, Setúbal, Maia, Gondomar, Guimarães, Odivelas, Vila Franca de Xira, Loulé, Santa Maria da Feira, Famalicão, Viseu, Viana do Castelo e Aveiro.

2 comentários:

Hélder Pais disse...

Esperemos que no decurso dos próximos meses/anos, atendendo ao contínuo fecho de empresas industriais (e não só) SM Feira não tenha baixado imensas posições.

Compete-nos a nós Feirenses, tomar a iniciativa de contrariar essa eventual tendência.

Carlos Sousa SJM disse...

este indice é uma relaçao entre o valor do nivel de vida da populaçao de um concelho e a respentiva populaçao.
O fecho de empresas é sintomatico na regiao... mas um dos maiores factores é mesmo a populaçao no caso feirense