sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

9ª edição do Festival Para Gente Sentada apresenta cartaz fechado


O dia 8 de março traz quatro nomes sonantes do panorama da música alternativa e de songwriters ao Cine Teatro António Lamoso - Emmy Curl, Little Friend, Mélanie Pain e Patrick Watson. A fantástica performance do “Gente Sentada” resulta da união dos sentidos, que se tem conseguido atingir a cada edição e desde a primeira edição. Com início pelas 21H e com bilhetes a 22€, à venda na Fnac, El Corte Inglês, CTT, www.bilheteiraonline.pt, no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira e no dia no local do espetáculo, o Festival Para Gente Sentada marca o roteiro dos festivais nacionais pelo seu carácter diferenciador na 9ª edição, em 2013.

Emmy Curl tem honra de abertura do Gente Sentada de 2013. Dotada de um estilo criador Emmy Curl, pseudónimo artístico de Catarina Miranda, representa uma nova corrente de músicos e cantautores nacionais que se expressam através de um estilo eclético e pluridisciplinar. O último álbum, editado em dezembro de 2012, chama-se "Origins" e será apresentado no palco do Lamoso, a abrir o rol dos quatro nomes do cartaz de 2013. Emmy Curl nasceu em Vila Real e este é o segundo disco lançado pela cantora transmontana.

Little Friend é mais um projeto português do Festival Para Gente Sentada desta edição. John Almeida, criador do conceito, descendente de portuenses, nascido em Londres, sua cidade natal, e de passagem por Vancouver, onde faz formação na Vancouver Film School, mas é no Porto que amadurece o projeto que se apresenta no palco do Cine Teatro António Lamoso. Um estilo marcadamente folk e indie, denota nas letras introspetivas a partilha de mensagens sem limite para a expressão das sonoridades.

Mélanie Pain é uma das revelações da nova vaga de cantautores franceses. Com dois discos a solo, “My Name” de 2009 e o último “Bye, Bye Manchester” de 2012, Pain mostra-se em palco com a banda francesa “Nouvelle Vague”, com performances únicas. Estudante de ciência política de Aix-en-Provence (FR) é na “fuga” para Paris que encontra a trilha que a traria até ao estilo Indie Pop forte e cheio de intenção nas palavras que trará a Santa Maria da Feira num palco só seu!

O cabeça de cartaz do Festival Para Gente Sentada de 2013 é canadiano e iniciou-se na música ainda muito jovem, nos tempos de liceu. Com uma carreira a solo e em banda, que se assume como homónima do líder Watson, denota nas suas composições a mistura de influências de música clássica, pop e de cabaret em sonoridades de musicalidade experimental soberba. Patrick Watson é, não poucas vezes, comparado e equiparado aos mais sonantes nomes da Indie Pop americana e canadiana, contando 5 trabalhos discográficos, um a solo e quatro com a banda homónima. Acompanhado habitualmente pelo piano, órgão, guitarra e acordeão, Patrick Watson conta prémios e nomeações surpreendentes, destaque para a nomeação nos Juno Awards de 2007, prémio já arrecadado por nomes como Michael Bublé, Avril Lavigne, Nelly Furtado, Daniel Powter, entre muitos outros. Close to Paradise, álbum de 2006, foi também galardoado pelos Polaris Music Prize em 2007. A composição de temas para séries e filmes é outra das facetas de Watson e da sua banda que conta com um tema na série mundialmente conhecida – Anatomia de Grey. Para os “sentados” Watson trará os seus mais emblemáticos temas e o álbum de 2012 Adventures in Your Own Backyard.

Sem comentários: