quarta-feira, 23 de abril de 2008

Perito alerta: Tribunal da Feira em Risco de Colapso

O edifício do Tribunal de Santa Maria da Feira está em risco de ruína. Os funcionários contactados pelo Expresso garantem que a situação "é grave" e dizem "temer pela vida" das cem pessoas que diariamente trabalham no edifício.

Segundo um responsável do Tribunal, que preferiu falar no anonimato, "o receio cresceu nos últimos meses, depois de um perito em construção civil que analisou as estruturas afirmar que o estado do edifício é pior do que aquele que ruíu em Luanda no mês passado". Ainda segundo este especialista, como o edifício foi construído em módulos, a ruína de um implica a ruína imediata dos outros: "é o chamado 'efeito dominó'", lembra esta fonte do Tribunal que conta que "há ferros à vista, fissuras de dois centímetros nas paredes e betão podre".

O último sinal de alarme deu-se em Março, quando um vidro se partiu devido à tensão da estrutura. Foi nessa altura que a Juiz-Presidente do Tribunal, Ana Maria Ferreira, enviou um ofício ao IGFPJ a pedir a intervenção urgente das autoridades: "Foi-me transmitido que a Universidade de Aveiro tem equipas capazes para proceder a uma "vistoria" completa ao edifício, o que desde já se requer. Ou, em alternativa, a garantia formal de que esse perigo de ruína não existe", escreveu a Juiz-Presidente.

Contactado pelo Expresso, responsável do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça garante estar a acompanhar e monitorizar de perto a situação do Tribunal de Santa Maria da Feira, com o apoio técnico do LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil. "Está já em curso o procedimento para obtenção de instalações alternativas para funcionamento do tribunal, de modo permitir uma intervenção estrutural no actual edifício". E acrescenta: "Em função da monitorização permanente que é efectuada, o Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça poderá optar por outras medidas de curto prazo que se mostrem adequadas".

in Expresso

2 comentários:

Anónimo disse...

A coisa é mesmo séria.
Vejam os comentários
http://www.inverbis.net/tribunais/edificio-tribunal-smfeira-risco-colapso.html

Anónimo disse...

O kaska atribuiu-lhe um prémio de mérito, visite-nos.
Cumprimentos e um Bom 25 de Abril.