«Entre o grupo de concelhos onde está metade do poder de compra fazem parte os concelhos de Loures, Almada, Matosinhos, Coimbra, Braga, Amadora, Seixal, Setúbal, Maia, Gondomar, Leiria, Guimarães, Vila Franca de Xira, Odivelas, Santa Maria da Feira, Loulé, V. N. de Famalicão, Viseu e Aveiro, os mesmos do ano anterior, embora se tenham registado mudanças de posição neste ranking.» @ Diário Digital
Um ano após, Santa Maria da Feira mantém-se no ranking. O concelho feirense surge na linha da frente do índice de poder de compra, permanecendo no grupo dos 25 concelhos que por si só concentram metade do poder de compra nacional.
Um ano após, Santa Maria da Feira mantém-se no ranking. O concelho feirense surge na linha da frente do índice de poder de compra, permanecendo no grupo dos 25 concelhos que por si só concentram metade do poder de compra nacional.
12 comentários:
Só pode ter havido algum engano!!!
Não acredito...
Pode até estar certo do ponto de vista estatístico, vejamos: temos duas pessoas uma comeu 2 frangos a outra não comeu nenhum, estatisticamente há um frango comido por cada pessoa...logo deve ser assinalado que há um fosso enorme entre os ricos e pobres no nosso concelho, daí estes valores.
É um calculo simples, é o valor do poder de compra per capita vezes a populaçao do conselho. Como SMF é um dos conselhos com mais populaçao e o valor do poder de compra per capita é razoavel...
escrevi concelho com s... rais parta
Não estou a perceber patavina.
Estás a querer dizer que metade da população portuguesa está em 25 concelhos, um dos quais Santa Maria da Feira?
Que notícia estúpida! Este jornalismo é uma coisa!...
Isto quer dizer que metade do poder de compra a nível nacional está localizado nos 25 municípios com maior taxa de poder de compra, um dos quais Santa Maria da Feira. Ou seja, o estudo que classifica a taxa de poder de compra para os 308 concelhos portugueses chega mais uma vez à conclusão que 50% está concentrado em apenas 25 concelhos.
bc23 ou 1)não me fiz entender ou 2)não percebi bem o Carlos Sousa SJM
O Carlos Sousa SJM disse: "É um calculo simples, é o valor do poder de compra per capita vezes a populaçao do conselho"
Se pegarmos no poder de compra per capita do país e multiplicarmos pelo número de pessoas de cada concelho é exactamente igual a analisar a concentração da população no país. Um dos factores é sempre o mesmo.
Já li a notícia - parece que analisaram o poder de compra regional, que entendo ser o concelho...
Só vendo, no meio destes nomes de concelhos não me faz sentido aparecer Santa Maria da Feira...
Aqui fica a definição do SALES INDEX, o índice que a Marktest utiliza para obter esta classificação:
«O índice de poder de compra regional (ou Sales Index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.
Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e é disponibilizado no sistema de informação concelhia Sales Índex daquela empresa.»
Penso que isto clarifica muita coisa.
Mafalda, não compreendo a tua duvida…
O valor do poder de compra per capita seja ele nacional ou concelhio tem por base os mesmos fundamentos só que terão uma perspectiva concelhia ou nacional. Mas neste caso em especifico é considerado o valor do poder de compra concelhio.
O que dá peso á presença de SMF nesta lista é a sua população (+- 145000 habitantes), presumo que seja um dos dez maiores em população.
Podes ver o estudo na marktest incluindo os indicadores utilizados…
cumprimentos
O 8ª Avenida, centro comercial da Sonae Sierra em S. João da Madeira, Portugal, acaba de ser galardoado pelo International Council of Shopping Centre (ICSC ) com o prémio de Mérito na categoria "Novo Centro de Média Dimensão", no âmbito dos "ICSC European Shopping Centre Awards 2009".
link:
http://www.sonaesierra.com/web/pt-PT/pressroom/news/2009/914/8__Avenida_distinguido_nos__ICSC_Awards__2009.aspx
Compreendidíssimo.
Obrigada
As estatisticas valem o que valem.
O que efectivamente conta é o quotidiano de cada família, a ginástica que cada um para que no final do mês ainda sobre uns centimos.
A realidade nua e crua é incompativel com as estatisticas que nos querem vender nos media
Enviar um comentário