domingo, 7 de junho de 2009

Feira dobra o "cabo das tormentas" do saneamento

O município de Santa Maria da Feira já ultrapassou o seu “cabo das tormentas” no que ao saneamento básico diz respeito e, “a muito breve trecho”, estará dotado de uma cobertura a 100 por cento nesse domínio, assegurou o presidente da Câmara Municipal, o social-democrata Alfredo Henriques.
Definindo este desenvolvimento como “a maior conquista” do concelho, o autarca, que falava em Fiães numa jornada que incluiu as inaugurações das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) fianense e de Argoncilhe e o lançamento da primeira pedra da de Canedo, realçou os mais 100 milhões de euros em investimento, dos quais 42 milhões disponibilizados pela autarquia feirense.
Alfredo Henriques sublinhou que as inaugurações foram a melhor forma de assinalar e comemorar o Dia do Ambiente e fez notar que Santa Maria da Feira também se destaca no domínio do abastecimento de água: rede “em todo o concelho” e “97 por cento da população servida”.

Registe-se, ainda, a participação nos actos públicos de Francisco Nunes Correia, o ministro do Ambiente. “A meta está à vista”, sublinhou o governante, fazendo valer este seu ponto de vista com as conquistas feirenses, mas também com as múltiplas soluções que, pelo país, vão permitindo fazer avançar as redes de água e de saneamento.
“Nos últimos anos, o país deu passos de gigante” na vertente ambiental, considerou o ministro. Que ainda registou a saída de diplomas – do Conselho de Ministros – que vêm melhor regulamentar e regular os sistemas municipais, intermunicipais e multimunicipais que têm vindo a ser constituídos para lidar com estes problemas.

Refira-se, ainda, que a ETAR de Fiães serve 46 mil habitantes – dos quais 18 mil de equivalentes industriais -, a de Argoncilhe serve 17.147 habitantes – 3.192 industriais – e a de Canedo, quando concluída, 3.128 habitantes.
As duas ETAR’s já inauguradas custaram cerca de 5,5 milhões de euros e a de Canedo vai representar um investimento de 900 mil euros.

@ Diário de Aveiro

Sem comentários: