segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mas que Imaginarius

Finalmente tenho um tempinho para refectir sobre a nona edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira... e que edição. À partida não me atrevi a fazer prognósticos, até porque o programa trazia muitas novidades... e a logística exigia muito mais esforço. Felizmente, o CCTAR e a Feira Viva, mais uma vez estiveram no seu melhor. Mesmo com todos os obstáculos que o grande crescimento do festival criou, a edição 2009 deu bem mais nas vistas, com maior número e variedade de espectáculos e com muito mais público. Essa era uma sensação universal nos visitantes de sempre.
O maior envolvimento da comunidade cria raízes e permite a instituição de novas dinâmicas criativas, para além de dar nova vida ao Festival, que muitos tentam vender por pré-fabricado. O Imaginarius é diferente dos seus congéneres e apresenta um programa, que com excepção de 3/4 macroespectáculos comprados, nada tem de pré-fabricado. O número de criações originais e co-produções é bem significativo da actividade já desenvolvida pelo CCTAR, mesmo sem casa.
Mas o Imaginarius consegue ainda mais... a criação de macroepectáculos originais e a adaptação de projectos existentes à realidade da Feira e do Festival são outras características diferenciadoras.
Com as novas dinâmicas impostas pelos reajustes de figurino desta edição, o Imaginarius assume-se cada vez mais como "a" referência das Artes de Rua em Portugal... estando em grande destaque na rota dos festivais de artes de rua na Europa.
Aguardemos pelos desenvolvimentos do projecto do CCTAR e o pelo prolongamento dos projectos Imaginarius ao longo de todo o ano.

4 comentários:

Pedro disse...

Pude falar com algumas pessoas que visitaram o Imaginarius e se queixaram da organização deste ano, que por acaso eu também notei um bocado! Espectáculos cancelados ou que mudaram de local, horas não cumpridas, o mapa afixado sem uma indicação de "você está aqui"! Foi isso que essas pessoas se queixaram!
A organização terá que rever estes pontos no próximo ano!

Bruno Costa disse...

É verdade que houve problemas... mas o considero positivo o equilíbrio. Este ano houve muitas mudanças, quer no figurino, quer no número de produções... já para não falar no programa paralelo e nas incursões por novos horários.

Quanto ao "você está aqui" não reparei nesse pormenor... mas se assim foi, é bom que se resolva para o ano.

Quanto às brutais alterações dos espectáculos da tarde concordo em absoluto... mas também acho que poderia haver mais informação. O calor abrasador e os elevados índices UV eram mais do que motivo para adiar (até porque tanto quanto sei apenas houve adiamentos para o final de tarde)... a realização dos espectáculos com estas condições, em especial as produções de novo circo previstas para o jardim do tribunal, não seria minimamente segura.

Mariano disse...

Imaginem as largas centenas de crianças do 1º ciclo que pela força do calor, no Domingo de tarde (31 de Maio), desfilaram o "Pinóquio sou eu" (confluindo os grupos junto à Piscina Municipal).

As altas temperaturas eram indiciadoras de alguns problemas. Apesar de alguma saturação (muitas crianças chegaram ao local de concentração à hora marcada, 13H30M, e começaram a desfilar pelas 15H15M), felizmente tudo correu bem.

Ninguém iria advinhar o calor tórrido nessa tarde. Mas fica a sugestão, o Domingo é o dia ideal para a participação das crianças do 1º ciclo no Imaginarius. Mas não há necessidade de tanta antecedência para a concentração e o desfile poderia ter inicio pelas 19H30M (final de tarde).

Votos de felicitações ao staff do Pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude. Estiveram simplesmente impecáveis e as dificuldades nem se fizeram sentir. Aliás os pais também tiveram um comportamento civico.(falo pelo grupo que partiu da cantina escolar)

Mafalda disse...

Não vi muita coisa, mas vi coisas que gostei.

Pareceu-me faltar animação na rua, daquela que vai aparecendo na esquina logo logo a seguir... Não acharam?

Detestei o adiamento de espectáculos sem aviso. Achei uma indecência! Estava calor! Pois! Eu também achei, mas lá estava à hora marcada para o ver! Eu e mais alguns gatos pingados (incluia-se aqui algumas actrizes dos "La Fura Dels Baus" perdidas pelo centro da cidade) olha... parvinhos que cumprimos horários... Não gostei mesmo. Ainda para mais ao lado do posto de turismo - bem que podiam mandar um berro prá gente ir pra casa! :D