terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Prémios Krónikas Feirenses 2009


Prémio Batata Podre
Campanha Autárquicas
Desinformada, desinteressante, desorientada, gananciosa, baixa, distante... alguns dos adjectivos que conseguem descrever a Campanha Eleitoral para as Eleições Autárquicas deste ano. Não vou escrever sobre o assunto, como desde sempre optei por fazer, mas fica o prémio para memória futura.

Prémio Caracol de Betão
Plano de Estacionamento da Cidade
Junho, Julho, Setembro, Outubro, Dezembro... Janeiro 2010!? Será mesmo? Afinal de contas para quando o estacionamento pago na cidade de Santa Maria da Feira?
Veio o concurso... o vencedor foi encontrado... definiam-se os timmings... pintam-se ruas... alteram-se sentidos e posturas de trânsito... instalam-se os "papa moedas"... marca-se a data de início. ADIADO!
Problemas de licenciamento da empresa, ouvia-se dizer. ADIADO!
Ajustes no estacionamento subterrâneo, avançavam os crentes. ADIADO!
Empresa vendida, já por aí se diz. ADIADO!
Meio ano após a data prevista, já com arrasto, com todo o equipamento já instalado, continuamos a aguardar pacientemente a entrada em funcionamento deste sistema.

Prémio Castelo de Latão
Loja do Cidadão (Prémio Boa Nova em 2008)
No Verão do ano passado era anunciada com toda a pompa a instalação da Loja do Cidadão em Santa Maria da Feira. Na altura em que se conhecia a vontade do Governo socialista em levar este serviço a todos os concelhos do país, a Feira mostrava-se na linha da frente para a instalação de uma Loja destas. Anunciou-se o espaço. Ajustavam-se protocolos. Ampliou-se o espaço. Já falávamos numa área semelhante a uma Loja de primeira geração. Anunciam-se serviços de back-office. Surgem os obstáculos.
Negam-se os problemas... e nada de avanços.
Fala-se em problemas de protocolo com o Instituto de Registos e Notariado... surge solução.
Revela-se o desentendimento com as Finanças... tarda a solução.
Dezoito meses após o anúncio efusivo tudo continua na mesma... ou melhor, com duas ligeiras diferenças... a pequena Loja de Esmoriz já funciona e já há contrato para a instalação em S. João da Madeira de estrutura de dimensão idêntica ao primeiro projecto para a Feira.
Afinal de contas, para quando a Loja do Cidadão em Santa Maria da Feira? Que obstáculos impedem a assinatura do protocolo? Que timmings estão delineados? Mantém-se a localização avançada? Confirma-se a àrea de 1500 m2? Muitas dúvidas, nenhuma resposta... venha o Castelo de Latão despertar consciências!

Prémio Fogaça D'Ouro
Bernardo Rodrigues - Projecto CCTAR
Penso que não preciso escrever muitas palavras para justificar este prémio. Escolha do local, requalificação ambiental, integração na cidade, impacto arquitectónico... apenas algumas da milhentas razões que me levam a considerar o edifício do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua uma gigantesca mais valia para a cidade e toda a região.
Desaparece uma nódoa no centro da cidade feirense, para nascer um inigualável e imponente edifício que se ergue sobre a água em forma de rua curvilínia com declive, que albergará um conceito cultural único e um cluster de indústrias criativas, que mesmo sem existir fisicamente já carrega com mais de uma centena de projectos que se propõem a crescer neste espaço.

Boa Nova do Ano
Educação/Ensino Superior
2009 carregou um conjunto de novidades e melhoras antecipadas para a educação feirense. A aprovação dos projectos de requalificação da E.B. 2,3 de Paços de Brandão e da nova E.B. 2,3 de Santa Maria da Feira nº3, associados ao arranque da MEGA obra de requalificação e ampliação da Secundária da cidade deram o mote para um novo olhar sobre a educação no concelho. Mais de uma dezena de centros escolares do primeiro ciclo em andamento, completam o lote de projectos que merecem destaque.
No final do ano surgiu a cereja no topo do bolo... que afinal veio a dobrar. O novo edifício para a Escola de Hotelaria e Turismo, que dobrará a capacidade de alunos, revela um novo conceito educativo que nos remete para uma parceria com a Escola de Lausanne. Já este mês ficamos a saber que o Hospital S. Sebastião passará a desenvolver actividades de formação médica, aproximando-se do conceito de Hospital Universitário, ao efectuar uma parceria com a Universidade de Aveiro. De referir ainda a expansão da área edificada do ISVOUGA que pretende, assim, oferecer mais condições aos seus alunos.

Prémio Exército Político
TGV
O TG(B), perdão TGV parece não dar tréguas, a ver vamos qual o traçado definitivo no atravessamento do concelho.

Prémio Neurónio Avariado
José António Barros/AEP
Durante vários anos, tudo se fez para "arrumar" Ludgero Marques da direcção da AEP. Eram várias as acusações e a norte do Douro ninguém admitia que a Exponor rumasse a Sul, mesmo que fosse para concretizar um projecto de dimensões absolutamente fantásticas.
Mudam-se as caras, mudam-se as vontades... morre a transferência da Exponor para a Feira, ainda se fala na migração para a Maia, mas de repente o Pavilhão Rosa Mota passa a centro das atenções e eis que surge o golpe baixo! Cisão AIP e AEP... a associação do Norte corre risco de deixar de o ser. Morre não só a Exponor XXI, mas no meu entender corre sérios riscos o futuro da própria Exponor com a centralização que certamente se antevê para a FIL.
No meu entender, melhor na AMP do que em Lisboa... mas os defensores da proximidade de Leixões e do Aeroporto podem agora defender o mesmo mas para a Portela e o Porto de Lisboa.
Com os habituais bairrismos que teimam em persistir, morre o próprio bairrismo e perde toda a região norte.
A ver vamos como fica a expansão do Europarque e que efeitos terá o Centro de Congressos do Rosa Mota.

Menções Honrosas +

Mais Imaginarius [nova montra para quem se lança nas artes performativas]

Projecto CCTAR/La Fura: "Work in Progress 9.0" [excelente oportunidade para jovens feirenses, com frutos já à vista]

Parque do Vale do Cáster [concretize-se o excelente projecto apresentado]

Pedreiras Lourosa [há ideias, venha o projecto final... avance-se para o terreno]

Produção Concelhia: "Texturas", "Sombras do Castelo", "Assalto ao Arraial", "Sonho da Lua",... [várias provas da capacidade criativa, vários momentos de excepcional qualidade]

Menções Honrosas -

Tribunal [sem edifício de raiz, quantos mais remendos serão necessários?]

Centro de Emprego [5 concelhos recorrem à mesma estrutura absolutamente saturada, mesmo com 50% dos inscritos proveninetes do concelho feirense tarda em surgir uma estrutura destas em Santa Maria da Feira]

4 comentários:

Mafalda disse...

As escolas do 1.º ciclo fora da Feira são notícias boas.

Mas eu pergunto: alguém já reparou que já há um contentor na escola EB1 n.º1 mesmo no centro da Feira?

As 2 escolas do centro da cidade estão sobrelotadas - para quando solução? - que obviamente nunca passará por impedir a transferência de meninos de outras freguesias.

É preciso urgência na resolução deste problema - mais ou menos como a urgência como se está a remodelar a secundária.

Bruno Costa disse...

É verdade Mafalda... já muito escrevemos sobre isto. :) Mas nunca é demais.

A confirmarem-se as últimas informações, o Centro Escolar da Feira, que para além de receber os alunos da zona da Cruz eliminará a nº1, está previsto para o próximo "lote" de centros escolares... espero que se confirmem as previsões.

kaska disse...

Feliz Ano Novo com muitos sucessos.

ADMINISTRADOR DO C.S.J. disse...

BOM ANO DE 2010