quinta-feira, 17 de junho de 2010

Biblioteca SMF - 10 Anos

Custou, demorou, tardou... mas há exactamente 10 anos abriam as portas do novo edifício da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, assim como as primeiras etapas de um ambicioso projecto.
Há 10 anos a cidade andava nas bocas do mundo. Em véspera da Cimeira da União Europeia, com as atenções internacionais voltadas para a cidade... com a primeira Viagem Medieval fora do Castelo a decorrer... com as obras de requalificação do Centro Histórico em curso.
Há 10 anos a Biblioteca era encarada como um ponto de viragem... as páginas da modernidade e o século XXI chegavam a Santa Maria da Feira.

Com um conceito e serviços inovadores... com um projecto educativo singular logo à nascença. Estavam criadas as bases sólidas da estrutura que hoje movimenta quase 30 mil utentes.
Falamos da primeira UNET Model Library em Portugal. O reconhecimento internacional foi o primeiro passo, pouco depois chegava a certificação, numa altura em que poucos sabiam sequer da sua existência... mas o percurso continuou.
Inovação atrás de inovação chegamos a 2010. 10 anos de histórias... 10 anos de um percurso contado com milhares de intervenientes... com milhões de momentos... com biliões de palavras escritas, ouvidas e sentidas.
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira é cada vez mais um espaço priveligiado da cidade para o encontro de jovens e menos jovens. A educação das novas gerações passou, passa e passará por ali... foi lá que vive muitos momentos importantes da minha vida. Alguns posts deste blogue foram mesmo dali lançados. Foi lá que aprendi a gostar de ler jornais. Foi lá que encontrei novos géneros musicais... e mais tempo houvesse, mais teria conhecido por ali.

Os PARABÉNS a todos os intervenientes de todos os processos ao longo do percurso. Os PARABÉNS à directora da Biblioteca - Etelvina Araújo - por ter conseguido levar o barco a bom rumo, e por sinal uma nova ilha por muitos desconhecida e por poucos explorada. Espero voltar a escrever sobre este tema por muitas outras ocasiões... espero daqui a 10 anos voltar a festejar pomposamente... e mais logo por lá estarei: venha a comemoração em grande... venha o flash-mob surpresa, venha a festa pela noite dentro!

Sem comentários: