Há 10 anos a cidade andava nas bocas do mundo. Em véspera da Cimeira da União Europeia, com as atenções internacionais voltadas para a cidade... com a primeira Viagem Medieval fora do Castelo a decorrer... com as obras de requalificação do Centro Histórico em curso.
Há 10 anos a Biblioteca era encarada como um ponto de viragem... as páginas da modernidade e o século XXI chegavam a Santa Maria da Feira.
Com um conceito e serviços inovadores... com um projecto educativo singular logo à nascença. Estavam criadas as bases sólidas da estrutura que hoje movimenta quase 30 mil utentes.
Falamos da primeira UNET Model Library em Portugal. O reconhecimento internacional foi o primeiro passo, pouco depois chegava a certificação, numa altura em que poucos sabiam sequer da sua existência... mas o percurso continuou.
Inovação atrás de inovação chegamos a 2010. 10 anos de histórias... 10 anos de um percurso contado com milhares de intervenientes... com milhões de momentos... com biliões de palavras escritas, ouvidas e sentidas.
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira é cada vez mais um espaço priveligiado da cidade para o encontro de jovens e menos jovens. A educação das novas gerações passou, passa e passará por ali... foi lá que vive muitos momentos importantes da minha vida. Alguns posts deste blogue foram mesmo dali lançados. Foi lá que aprendi a gostar de ler jornais. Foi lá que encontrei novos géneros musicais... e mais tempo houvesse, mais teria conhecido por ali.
Os PARABÉNS a todos os intervenientes de todos os processos ao longo do percurso. Os PARABÉNS à directora da Biblioteca - Etelvina Araújo - por ter conseguido levar o barco a bom rumo, e por sinal uma nova ilha por muitos desconhecida e por poucos explorada. Espero voltar a escrever sobre este tema por muitas outras ocasiões... espero daqui a 10 anos voltar a festejar pomposamente... e mais logo por lá estarei: venha a comemoração em grande... venha o flash-mob surpresa, venha a festa pela noite dentro!
Sem comentários:
Enviar um comentário