quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Poupe Pelo Menos 1 Euro"

A Câmara da Feira pediu aos funcionários para adoptarem comportamentos que permitam poupar um euro por dia. O objectivo é reduzir despesas em 317 mil euros por ano. Até nos quartos de banho vão ser colocados avisos a lembrar a necessidade de poupança.

"Tostão a tostão, depressa se chega ao milhão". O ditado popular bem podia ser o mote para o desafio que a Câmara de Santa Maria da Feira lançou aos funcionários: poupar, em média, um euro por dia. Não se trata de pedir que coloquem de lado uma moeda para depois se reunirem à volta de uma mesa num qualquer jantar de confraternização, mas apenas que adoptem procedimentos que ajudem a poupar, pelo menos, essa quantia. Caso o objectivo seja alcançado, os cofres da Autarquia sairão beneficiados.

O plano "Poupe Pelo Menos 1 Euro" apela aos 871 funcionários para colocarem em prática medidas simples de poupança com particular incidência na água, electricidade, consumíveis e combustíveis. Imprimir na frente e no verso das folhas, ligar equipamentos electrónicos apenas quando necessário ou fechar bem as torneiras são alguns dos conselhos do plano de poupança.

"Para além da componente financeira, este projecto traz benefícios ambientais", salienta Celestino Portela, vereador do pelouro de Administração, Finanças e Desenvolvimento Económico, que apela ao sentido de responsabilidade de todos, sublinhando que "o sucesso desta campanha depende "exclusivamente da colaboração de todos os que trabalham na Câmara Municipal".

As contas foram já feitas pelo autarca. "Se o objectivo for cumprido, no final de cada ano o município poupa 317 915 euros".

Para que os 871 funcionários tenham sempre presente este plano de poupança serão afixados avisos nas casas de banho e em espaços de utilização comum, como cantina e bares, e serão colocadas mensagens no ambiente de trabalho dos computadores.

"Se formos ambiciosos e conseguirmos poupar dois euros por dia, vamos superar claramente o nosso objectivo. No final do ano, será feito o balanço do primeiro semestre deste plano", referiu Celestino Portela, optimista quanto à colaboração dos funcionários.

@ JN

Sem comentários: