quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anarquia Operacional na Transdev

Após algum tempo, eis que está na hora de fazer o ponto da situação relativamente ao dossiê Transdev.
Como já havia dito em comentário, o CIAC pegou no caso fazendo-o chegar ao IMTT, anexado de parecer do Gabinete de Transportes da Câmara, após contacto com o Vereador da área, completamente favorável às ideias que venho defendendo [subida de preço superior a 1% e mesmo valor de tarifa para as viagens com início na Feira e S. João da Madeira]. Quanto a esta matéria teremos agora de aguardar respostas.
De qualquer forma, o IMTT já respondeu ao jornal Labor... de resposta pouco tem, pois voltamos à promoção [onde estava ela?] que terminou e ainda se fala que o preço do ida e volta poderá subir para a casa dos 7€. Palhaçadas à parte, continuam por esclarecer duas questões. Onde estava a informação de que o preço era promocional? E acima de tudo por que motivo os passageiros feirenses têm de pagar pela viagem para o Porto o mesmo valor dos passageiros sanjoanenses?
Por outro lado temos o habitual agravamento das condições operacionais de todos os verões, mas desta vez a anarquia que se vive na empresa vai mais longe. Por que razão diferentes motoristas fazem percursos diferentes para a mesma rota? A1 vs A29... omissão da passagem na Av. da República [Gaia] com dezenas de passageiros em espera nas paragens... e negação de entrada a passageiros com lugares livres no autocarro transformaram-se no quotidiano.
Confesso que usei do meu direito de reclamação no lugar devido [o livro de reclamações, que afinal de contas só anda por S. João da Madeira] e espero que mais passageiros o façam... de outra forma e como quem cala consente, a situação terá tendência a agravar-se!

11 comentários:

Pedro disse...

Fui ver o jornal Labor online, e isto chamou-me a atenção: "Em resposta a um pedido de informação do labor, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) esclarece que preço promocional da Transdev tinha um fim anunciado para Junho de 2010, mas continua mais barato que outros operadores", e eu questiono-me, afinal, que outras opções há para o Porto a partir de São João da Madeira e de Santa Maria da Feira? O Vouguinha? E se tinha fim anunciado, porque é que não puseram avisos? Se uma empresa que se preocupa com a "aposta na fidelização de clientes" e não faz das coisas mais simples que é um simples aviso!
Segundo o mesmo artigo, não fazem referência nenhuma aos preços de autocarro a partir da Feira para o Porto!

Bruno Costa disse...

Exactamente!
Primeiro, não havia desde Setembro de 2008 qualquer referência a preço promocional. Na verdade o "ida e volta" nasceu de uma promoção no Verão de 2008, mas depois de Setembro desse ano manteve-se apenas com validade do título e não da "promoção". Desta forma vemos logo à partida uma ilegalidade, qualquer promoção tem de ser devidamente indicada, assim como a sua duração.

Quanto à diferença de preços... não há respostas. O prazo para IMTT e Transdev responderem ao CIAC só termina legalmente a meio de Agosto. Até lá vou aguardar... depois, e na ausência de medidas concretas, há que agir!

Bruno Costa disse...

É verdade, quanto a alternativas SJM-Porto está a ser considerada a Rede Expressos! LOL

Pedro disse...

Ou, muito provavelmente, o Vouguinha até Espinho, e de Espinho até ao Porto!

Bruno Costa disse...

LOL... nenhuma das opções será certamente alternativa, pelo menos para quem trabalha!

Pedro disse...

Ontem, Domingo, a Transdev teve um atraso de cerca de 15 minutos no autocarro do meio dia! Eram 12h10, e o autocarro que vinha da Feira ainda não tinha chegado a Batalha! Se ao Domingo existem estes atrasos, porque não põem mais autocarros ou mais funcionários? A crise já chegou à Transdev? Com aqueles preços? VERGONHOSO!!!

Bruno Costa disse...

eu já nem digo nada... palhaçada atrás de palhaçada...

Pedro disse...

É a isto que chamam fidelização dos clientes?

João disse...

Eu fasso viagens para o porto diariamente desde 2005, e penso que realmente podiam ter avisado com antecedencia o aumento dos preços, mas fazendo o papel de advogado do diabo, eu lembro-me do inicio desta promoção, em que as viagens de ida e volta desceram os preços. outro aspecto, realmente se repararmos nos bilhetes tinha lá uma data de expiração de junho do ano em causa.
É claro que tb fiquei indignado mas alguns dos argumentos deles são verdadeiros. O que não continua a fazer sentido é a viagem de são joão porto ser o mesmo preço da feira-porto (sustentam-se à custa dos estudantes e trabalhadores da feira).

Joana Raquel disse...

É uma vergonha!!! Deviamos organizar protestos!!! Por exemplo o das portagens da ponte 25 de abril há uns anos, em que as pessoas pagavam com notas de 5 e 10 contos as portagens. Em alguns dias os motoristas faziam cena por eu pagar com uma nota de 5 quando era a 3,60e imaginem se pagassemos com notas de 50 e 100 euros, não tinham trocos e tinham de nos deixar entrar na mesma, se não faziamos nós uma cena: eu tenho dinheiro para andar de autocarro, não me pode negar esse direito!

Bruno Costa disse...

João,
o facto da promoção é real... mas não legal de todo. Na primeira fase, foi realmente afixado aviso da promoção e duração... a partir de Setembro de 2008 a promoção "deixou de existir", o que se passou foi apenas a fixação de valiade nos títulos, que é perfeitamente legal.
A existência de uma promoção obriga à utilização desta expressão... o que não se verifica há quase 2 anos. Ou seja, 3,6€ era preço corrente e não promocional.

Joana,
concordo com a eventualidade de protestos, mas já que o caso seguiu para o IMTT vamos deixar esgotar os tempos máximos de resposta. Até meados de Agosto o IMTT pode ainda responder... caso contrário, em Setembro será perfeitamente tempo de boicatar a operação "normal" da Transdev!