quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Autarcas reclamam verbas do TGV para variante Feira/Arouca

Os municípios de Entre Douro e Vouga querem que as verbas do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), que seriam, entre outras obras, destinadas ao financiamento do TGV, sejam reafectadas para obras de índole regional, como a variante Arouca/Feira.

A intenção foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, e o seu homólogo de Arouca, Artur Neves.

"Seria razoável que uma pequena verba viesse para os POVT regionais, para possibilitar uma candidatura da construção da variante através da CCDRN", considerou Alfredo Henriques. Também o autarca de Arouca se mostra favorável a uma transferência das verbas.

"Há mil milhões de euros destinados ao TGV [ligação Porto-Lisboa e Porto-Vigo] que deveriam ser reafectadas a obras de maior proximidade e que não geram despesas futura. Não faz sentido nenhum fazer uma obra que ninguém reclama, como o TGV, sem resolver primeiro os problemas básicos nas ligações dos municípios", considerou Artur Neves.

O autarca considera que essa transferência de verbas para obras como a variante "só depende da boa vontade do Governo". "Tem [o Governo] que desistir de fazer obras megalómanas, sem sentido nenhum", criticou.

Os autarcas preparam, ainda, uma petição a reivindicar a conclusão da variante, que deverá juntar mais de quatro mil assinaturas e desta forma forçar a discussão do assunto na Assembleia da República.

Esta intenção foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques, na reunião do Executivo e mereceu o apoio de toda a vereação, incluindo dos vereadores socialistas, na Oposição.

"Penso que vai ser fácil reunir e ultrapassar as quatro mil assinaturas", considerou o autarca. Uma iniciativa que conta com o apoio da autarquia de Arouca e estará disponível na Internet, para que os cidadãos a possam subscrever.

O autarca afirma, ainda, ter efectuado contactos com os deputados do PSD e PS eleitos pelo distrito de Aveiro, para os sensibilizar da necessidade de o assunto ser discutido da Assembleia da República.

@ O Regional

2 comentários:

Pedro disse...

E eu apoio! Onde está a petição?

Bruno Costa disse...

Diz que se prepara a petição. Não tenho conhecimento de que já ande a circular.