segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

11 burros pela Feira-Arouca

Há muito, muito, mas muito tempo mesmo que acredito que é preciso fazer mais, muito mais para que a tão prometida e necessária Via Feira-Arouca saia do papel. Independentemente da questão do traçado eleito, é fundamental criar uma alternativa ao troço Feira (A1)-Arrifana da EN223 e promover a continuidade até Mansores.

Depois dos argumentos dos últimos dias... e de finalmente Alfredo Henriques se colocar ao lado de Artur Neves, Alcides Branco entra na parada e faz uma sugestão:
«A via é um desejo da Feira de 30 anos e temos que lutar por ela, protestar se necessário for. Parados é que não podemos ficar.» Daí a ideia de «fazermos uma Conferência de Imprensa com onze burros. Não quero com esta afirmação insultar seja quem for. É só para demonstrar que é mais fácil chegar da Feira a Arrifana de burro, do que de automóvel. Existem filas intermináveis entre Feira e Arrifana, e temos que demonstrar que a actual via é um prejuízo de tempo e de dinheiro para a população. É um problema com 35 anos e não podemos estar à espera que seja Lisboa a resolver o problema». [@ Correio da Feira]
Apoiado! Venha lá a conferência de imprensa. Cheguem os burros para fazer pressão. Tragam os jornais, as rádios e as televisões. Sem impacto de media nada se faz neste país... e esperar já não é solução.

Por outro lado, que avance também a petição anunciada pelo executivo municipal. Mas mesmo sem apoio da autarquia, o PS que não fique de fora da sua ideia... a conferência de imprensa anunciada pode partir de uma estrutura partidária, com a força extra de ser da cor do Governo. O projecto está apresentado, agora resta trazer os burros e a imprensa!

5 comentários:

Anónimo disse...

Será uma via arouca feira mesmo necessária. será o que este conselho precisa? mais estradas! gastar dinheiro em estradas novas qd o que é necessário é apenas tirar os semafros fornos. com o dinheiro que se iria gastar numa nova estrada, daria para criar postos de trabalho,
e apoiar as empresas do conselho.
a gastar dinheiro em transportes mais valia construir uma linha de combio como deve ser. só 6 estações espinho, feira, sjm, vale de cambra, oliveira de azemães, arouca. num comboio que ande a mais de 50 km/h

joana raquel

Bruno Costa disse...

Precisamos, sim... esta via é de maior utilizade que qualquer uma das duas auto-estradas em construção neste momento. Bem planeada temporalmente podia até ter permitido que uma delas nem fosse feita... mas "outros interesses" se levantam.
Mais do que tirar os semáforos de Sanfins, é importante alargar a via entre a Feira e Arrifana e levá-la em perfil comum até Mansores. De crucial importância será o enterramento do troço a poente da cidade...

Quanto ao comboio, deveras importante, mas nunca numa ligação a Espinho. Um traçado SJM - Feira - Lourosa - Gaia, com ligação ao Metro seria o ideal... eventualmente com prolongamento a OAZ, mas só estudos o poderiam confirmar.

Carlos Sousa SJM disse...

"Será uma via arouca feira mesmo necessária. será o que este conselho precisa".... bem...minha nossa...

Esta via sera um catalizar para o desenvolvimento da cidade de arouca. esta via nao sera para ligar arouca especificamente á feira, vai permitir a ligaçao a futura A32 e estar mais proximo de SJM e OAZ.

"com o dinheiro que se iria gastar numa nova estrada, daria para criar postos de trabalho,
e apoiar as empresas do conselho."

por norma este tipo de apoios benificia mais os empresarios que os futuros empregados... muitas das oportunidades geradas sao estagios que podem ir ate 6 anos e que no fim acabam por nao ter continuidade. A contruçao por si so da via ja gera muito emprego apesar de ser temporario.

O sucesso da linha de comboio passa obrigatoriamente por uma ligaçao rapida a Gaia, tera de ser +-40km em menos de 1 hora. O traçado obrigatoriemente tera de considerar paragens em OAZ-SJM-SMF-Lourosa-Gaia...

Carlos Sousa SJM disse...

Noticia da criaçao da petição

http://www.oln.pt/noticias.asp?id=22619&secc=1

Bruno Costa disse...

Petição já disponível para assinatura:

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N6813