sábado, 10 de março de 2007

Ainda as Urgências

Já se conhece a proposta do ministério da Saúde para S. João da Madeira. Com o fim da Urgência que funciona no local, e segundo o que pretende o Ministério, o espaço passaria a ser ocupado das 08h00 às 24h00 por uma consulta em regime aberto, da responsabilidade do Centro de Saúde local e com acesso aos meios de diagnóstico do Hospital. É ainda proposta a transferência da cirurgia de obstetricia do Hospital S. Miguel (OAZ) para esta unidade, com o objectivo de a especializar em cirurgia. Pelo contrário, os Hospitais de Oliveira de Azeméis, Ovar e Espinho passariam a integrar a Rede Nacional de Hospitais de Cuidados Paleativos e Continuados. A unidade de Vale de Cambra, da responsabilidade do Hospital de S. João da Madeira passaria também a integrar a rede.
Deste modo, apenas os doentes mais graves passam a ser transferidos para o Hospital S. Sebastião, que neste momento vê a sua Urgência Médico Cirúrgica ser alvo de obras de melhoramento e ampliação.
Para facilitar o transporte de doentes, e para além da VMER a instalar na Feira, o Governo propõe a colocação de ambulâncias de cuidados rápidos do INEM em Espinho e S. João da Madeira. Quanto a Ovar não se conhecem pormenores, apenas o descontentamento da Câmara local.
Olhando para todo o processo há uma dúvida a colocar. Em que pé está a criação da Unidade de Cuidados Continuados no antigo Hospital de Oleiros? O acordo foi assinado com a Fundação Sá Couto, a obra ía começar, mas até agora não sei de nada!

Sem comentários: