quarta-feira, 14 de março de 2007

Plenário de Trabalhadores da Rohde decorre esta tarde

Está marcado para o meio da tarde de hoje um plenário de trabalhadores da Rohde. O Sindicato quer com os trabalhadores decidir as medidas a tomar, sendo que o pré-aviso de greve sem data apresentado na semana passada poderá ser antecipado. Os partidos de esquerda reclamam a intervemção do Governo na situação que coloca em risco o emprego de cerca de 1300 pessoas.
Há vário anos que se fala em problemas financeiros na empresa, sendo agora confirmado o pedido de insolvência da empresa mãe sediada na Alemanha. A administração nacional garante estar a negociar com o administrador judicial da Alemanha o pagamento dos salários e admite recorrer à banca. A somar atudo isto, também a empresa na Feira passa por maus bocados... segundo boatos que correm há já fornecedores que não entregam materiais por falta de pagamento.
O Governo continua a não olhar por esta situação, de tal forma que o BE aguarda há 2 meses pela resposta ao seu requerimento. Ainda ontem também o PCP apresentou um requerimento na AR, onde questiona o governo sobre:
- que conhecimento tem o Governo desta situação?
- que conhecimento tem o Governo dos impactos que terá na unidade de Santa Maria da Feira uma possível insolvência da empresa-mãe na Alemenha?
- que garantias tem o Governo de que a Rohde garantirá, atempadamente, o pagamento dos salários aos trabalhadores?
- que apoios, ao longo da sua permanência em Portugal recebeu a Rohde, com que objectivos e contrapartidas?
- que medidas está o Governo disposto a tomar para garantir a manutenção da empresa, bem como os 1200 postos de trabalho?
São estas perguntas que todos esperam ver respondidas a curto prazo!

Sem comentários: