domingo, 25 de novembro de 2007

Feira pode receber uma divisão da PSP

Depois da ameaça de encerramento chegam as boas notícias. Com a reorganização das forças policiais e encerramento das secções da Polícia de Segurança Pública, a divisão de Aveiro passará a ser insuficiente para suprir as necessidades de todo o distrito. Assim, já se anuncia a criação de uma nova divisão a norte.
Com o encerramento da secção de Espinho, a Feira e S. João da Madeira surgem como as grandes hipóteses para a instalação da nova divisão da Polícia, que à semelhança do destacamento da GNR, recentemente instalado na Feira, terá intervenção sobre um conjunto, não de postos, mas neste caso de esquadras. Se S. João da Madeira surge como a solução mais fácil no imediato, pela existência de condições físicas, a Feira surge como a solução mais lógica, não só pela população, mas acima de tudo pela sua localização. Esta divisão da PSP ficaria com o comando das esquadras da Feira, São João da Madeira, Espinho, Ovar e a confirmar-se a criação também com Oliveira de Azeméis. Neste mapa regional a Feira encontra-se ao centro e a desculpa das instalações é absurda, uma vez que com divisão ou absurdamente sem ela, a Feira vai mesmo ter novas instalações para a Polícia.
Agora resta ao poder local fazer exercer a sua força e reclamar para a Feira o que com toda a lógica cá deve estar.

Lê mais no Jornal Regional

7 comentários:

Anónimo disse...

Nao percebo la assim muito bem a sua logica bc23...

O numero de agentes da psp numa esquadra é proporcional ao numero de pessoas da malha urbana onde esta situada.

Nao se esqueça que a PSP so tem jurisdiçao dentro das cidades, fora delas e a GNR

tendo em conta que a cidade de SJM tem 23 mil habitantes e SMF tem 12 mil, o posto de SMF sera metade do de SJM.

Quanto a parte da centralidade, mais que SJM nao é possivel...

Mas pronto diz uma grande verdade "... resta ao poder local fazer exercer a sua força e reclamar para a Feira ..."

Esta é que é a grande verdade cidade pequena mas que é sede do concelho com mais população da regiao o que faz com muitos obras e serviços sejam conquistados mas quase sempre mal dimensionados e desajustados da realidade

Bruno Costa disse...

1º a cidade não tem 12.000 habitantes, uma vez que já não se resume a 1 freguesia. Espargo e Sanfins estão em rota de colisão com a cidade e passam a ser totalmente patrulhadas pela PSP. Passam a ser 3 freguesias e 15.000 habitantes pelos censos de 2001. Atendendo ao ritmo de crescimento, hoje são bem mais!
Quanto à centralidade, aqui não cola o EDV, uma vez que a nova divisão da PSP terá como área de acção 4 concelhos: Feira, S. João, Espinho e Ovar. Há que não esquecer que os outros concelhos da zona não são servidos pela PSP e Oliveira ainda não conseguiu assegurar a criação de uma esquadra no âmbito desta reforma.
Se atendermos ao número de homens necessários, à custa de muitas situações especiais (eventos, entre outros...) e a localização do novo grande projecto urbano entre Feira e Ovar, não fará qualquer sentido levar os meios para o concelho mais interior e estar sempre a deslocar-los para onde são realmente necessários.

Há sempre diferentes pontos de vista e este é o meu... e não é difícil concordar, basta olhar para os números e perceber um pouco de geografia.

Anónimo disse...

3 freguesias...Sejam la quantas freguesias forem vai sempre cingir-se ao perimetro urbano.

O mesmo acontece em SJM e ai a diferença entre as duas malhas urbanas é enorme. basta ver no google maps, nao é preciso perceber de geografia ou saber somar 1+1

Ninguem faz postos da psp para situacoes especiais, mas se é esse um dos objectivos...

quanto ao grande projecto urbano entre a feira e ovar acredito que deva ser um grande projecto mas neste momento nao passa disso.

no entanto no google maps vejo a grande malha urbana entre SJM e OAZ, e tanbem aqui existem grandes projectos.

o que eu escrevi não é só um ponto de vista é um conjunto de factos, o resto é politica e ai SMF leva quase sempre a sua avante

Bruno Costa disse...

Quanto à política eu vejo exactamente o contrário... a Feira não leva vantagem nenhuma... e mais, o que tem conseguido é por mérito e não por jogadas de bastidores, se assim não fosse onde estaria S. João?

Quanto à malha urbana do google, não te esqueças que os ficeiros de imagens do concelho da Feira se referem a 2001/2002 e São João fez esse processo mais tarde. As imagens actuais são bem diferentes.

No que diz respeito ao projecto de Espargo, pode demorar algum tempo, mas a convicção por muitos já demostrada vai levar a algo bem real. Espera para ver.

Anónimo disse...

caro bc23 parece-mos dois putos num concurso tipo quem mija mais longe...lol

Mas queria so fazer uma pequena correcçao todas as imagens com alguma definiçao sao posteriores a 2004.

Por isso é que a regiao de ovar ainda se ve sem qualquer qualidade.
estas imagens pertenciam e estavam associadas a uma outra aplicação.

Mais ainda as imagens de SMF sao mais recentes que as de SJM em 1 ano. lembro-me que se via nitidamente SJM até a arrifana em 2004 dai para cima tinha a qualidade das de ovar. se olhar para a zona da arrifana vai uma leve diferença de tons

Quanto á parte da politica nao digo mais nada...

Bruno Costa disse...

Quanto às imagens são mesmo anteriores, simplesmente não estavam on-line.

No que respeita aos "putos"... é para isto mesmo que servem os blogs. Discutir e argumentar... embora às vezes algumas pessoas se esqueçam de tal coisa!!!!

Anónimo disse...

Bem espero que o link lhe tire as duvidas quanto a idade das imagens
que sao disponibilizadas pelo google maps.

e estou a falar da altura em que as imagens foram tiradas e não publicadas.

http://bbs.keyhole.com/ubb/showflat.php/Cat/0/Number/652142/an/0/page/0#652142