sábado, 14 de novembro de 2009

A29: Nó da Feira?

Inacreditável... há poucos minutos desconfiei que me tinha enganado e não estava a chegar a Santa Maria da Feira. O desprezo da Aenor, agora Ascendi, para com os feirenses atingiu por estes dias patamares impensáveis.

Vamos por partes. Há vários anos que me interrogo sobre a (in)acção da Câmara da Feira perante a falta de informação relativa a Santa Maria da Feira no antigo IC1. Desde há muito que após o nó de Cortegaça/Rio Meão não encontramos a quilometragem em falta para o nó seguinte Maceda/Feira, mas imediatamente se designa Ovar. Nunca achei o caso demasiado grave e fui pensando para mim mesmo.
Esta semana o caso mudou de figura. Por estes dias a sinlética da A29 anda a ser retocada no âmbito da conclusão da 2ª auto-estrada Porto-Lisboa (A29 + A 17 + A8), se fosse para melhor achava muito bem... acontece que lentamente me comecei a aperceber de algo muito estranho.
Numa primeira fase a sinalização inferior aposta à manga de saída no sentido Santa Maria da Feira (a escassa Feira/A1) foi retirada, sendo poucas horas depois substituida por uma nova: Feira/S. João da Madeira. Estranhei mas nada que pudesse falar para além da omissão da ligação à A1.
Numa segunda fase, a placa superior entre a manga de saída para Maceda e a manga de saída para a Feira foi substituída pela inscrição: N223 Feira/S. João da Madeira. Ok, mas afinal a N223 termina em S. João da Madeira? Tanto quanto sei o troço termina em Escapães... para chegar a S. João da Madeira é preciso ligação ao IC2 ou à antiga N1 (ambas omissas na dita sinalização).
Mais... numa terceira fase, foi alterada a sinalização de aproximação ao nó. A cerca de 750m pode ler-se sinalética com indicação N223 Maceda, seguida de N223 S. João da Madeira... afinal onde fica a Feira? Não é aqui que tenho de sair?

Em resumo: o nó da Feira deixou de ter indicação de tal, passando a constar N223 S. João da Madeira, quando tal via não chega ao dito destino. A A1 deixou de existir para a Ascendi, até porque as portagens na A29 não devem tardar. Nem a proximidade do Europarque leva a uma indicação de tal. Basta de omissões, com motivações que no mínimo devem ser questionadas.

É altura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira agir com a máxima urgência, no sentido de exigir a imediata correcção da situação, eliminando o silenciamento e desprezo já habituais da Aenor.


NOTA: a situação que descrevo refere-se ao sentido Norte-Sul, desconheço a situação em sentido oposto.

11 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

O objectivo deste tipo sinalização é informar quais as terras e pontos de interesse a medida que vamos passando por eles. Se existem erros ou omissões devem ser corrigidos. Agora acho a grande medida nesta via era acabar com aquele semáforo lá no alto e o entroncamento em Escapães. A utilização de rotundas (solução mais barata) esta mais que provada ser um elemento rodoviária que aumenta consideravelmente a fluidez do transito. Eu já apanhei filas a começar na cidade feira, a pergunta é se tem nexo aqui na região haver filas de 2 a 3 km ate parece que estamos em Lisboa

Bruno Costa disse...

Bem, com este post refiro-me à sinalização na própria A29 e não na N223. Essa já é outra história e bem mais complicada. Na minha opinião e até definição final do projecto de execução da Feira-Arouca (previsto para início de 2010) nada deve ser feito, até porque após a cidade da Feira o trânsito será desviado para a nova via, ficando a actual destinada a acessos locais. De qualquer forma concordo com a eliminação dos semáforos de Sanfins... no entanto, isso não basta, a reformulação do nó de acesso ao complexo desportivo/Staples/Recheio merece também atenção.

Voltando à A29, acho muito bem que se reformule e completa a sinalização, acho muito bem que se refira S. João da Madeira, até porque o acesso se faz por ali... mas no nó da Feira deixar de constar a Feira é uma verdadeira palhaçada!!!!!!

Carlos Sousa SJM disse...

ja agora nao te esqueças da primeira entrada para a cidade da feira.
Essa via feira-arouca passa onde? é a continuaçao da n223 ate arouca? é que a maioria do transito que passa n223 ano tem propriemente como destino/origem a cidade da feira e muito menos arouca.

Bruno Costa disse...

Dentro da Feira o projecto a cumprir-se o que se anuncia é praticamente perfeito... há umas arestas a limar para melhorar, mas melhor era quase impossível.

De uma forma muito resumida, a Via Feira-Arouca, que irá substituir a N223 (no troço Sanfins-Escapães/Arrifana) terá início sobre a rotunda do nó da A1 na Feira, com perfil de auto-estrada. Dentro da cidade mant´m o actual percurso da N223, passando em túnel na zona da Cruz (túnel de pouco mais de 200m com valas a nascente e poente para colmatar os acessos. O actual nó do hotel desaparece quase na totalidade, sendo apenas permitido o acesso da Av Fortunato Meneres no sentido da A1. Depois deste apenas haverá ligação no nó do Hospital completamente reformulado. O nó de Picalhos (a nascente da cidade) será eliminado e substituido pelo nó do Casal (a meio caminho entre Picalhos e o Hospital)... este novo nó desagua para a nova Av da Europa e permite a ligação directa ao centro da Feira via Av 25 de Abril e ligação ao Cavaco à Av 5 de Outubro.
A partir de Sanfins, logo após a linha do Vouguinha o percurso desenvolve-se em traçado totalmente novo ligeiramente mais a norte. Cruza a N1 em Escapães junto ao futuro PERM, onde existirá um nó e liga pouco depois à A32 e à nova variante a S Joao da Madeira (que parte do nó da A32, atravessa Arrifana e Milheirós para desaguar no actual IC2 de modo a chegar ao centro de SJM.
A partir daqui desaparece o perfil de auto-estrada e surge o habitual perfil de variante que se estende até Arouca.
Com esta solução já aprovada pelo Governo e concessinada no âmbito da concessão do EDV encontramos uma verdadeira solução para o caos nos acessos e atravessamentos à Feira... reclamada há mais de 20 anos!!!

Anónimo disse...

Os semáforos de Sanfins foram uma necessidade para atenuar a velocidade e os muitos acidentes que se dão nesta estrada.
Quanto à sinalização concordo e digo mais: quem chega da A1 e entra na Feira deveria ter uma indicação de entrada na cidade de Santa Maria da Feira.
L.O.

Bruno Costa disse...

Ora nem mais.

Hélder Aguiar disse...

Não vejo razão para tal enfurecimento. A 1ª placa de sinalização do nó inclui Feira/Maceda. É precisamente S. João da Madeira (como sabe, a maior cidade da região) que se tem de queixar de "silenciamento" e "desprezo", durante muitos anos, não só por parte da Aenor (que agora corrigiu a situação), como da Brisa (a corrigir brevemente).

Bruno Costa disse...

Mas eu vejo... e por experiência própria... já fui a Maceda buscar visitantes da região que entretanto se perderam. Outros, bem mais, me ligaram parados em plena A29 a perguntar onde sair. É verdade que a primeira placa faz referência à Feira... mas a 2ª, a verdadeira placa do nó: a única que faz referência às duas mangas, omite por completo a cidade mais próxima (a Feira).

Quanto ao silenciamento de SJM não vejo... até vejo há muitos anos exactamente o contrário. Na A29 é verdade que não havia referências, mas na A1 desde sempre se referiu SJM... antes das obras a indicação era absolutamente precisa:

Saída: Feira
Outras Localidades: Ovar, S. João da Madeira, Espinho

Se isto era silenciar SJM, eu pergunto o que é omitir a Feira no seu próprio nó. É a mesma coisa que chegar ao Porto e a única sinalização se referir a Gaia.

Hélder Aguiar disse...

bc23, eu concordo que de facto a 2ª placa, a placa principal do nó, não deva omitir a Feira. É um erro, sem dúvida, e se tivesse que optar entre as duas cidades nessa placa, com justeza diria que teria que ser Santa Maria da Feira a constar, dado ser a cidade mais próxima do nó.

Em relação ao nó da A1, a indicação de S. João da Madeira, no sentido norte-sul, só se fazia na placa de sinalização do próprio nó. As anteriores placas de sinalização incluíam somente "Feira/Ovar". Mas esta situação também irá ser revista brevemente. Na A29, no sentido norte-sul SJM foi sempre esquecida...

EDIT: esse engano de sair em Maceda é recorrente, e deriva do facto de a 1ª placa constar "Feira/Maceda", como se fosse a mesma saída (na realidade é o mesmo nó, mas saídas diferentes), e os utentes ficam confusos e com receio saem em Maceda. E agora a placa principal do nó não se referir a Santa Maria da Feira, aí é que as pessoas ficam de facto confusas.

Bruno Costa disse...

Nimpo... ah... acho que afinal falamos a mesma língua e concordamos nesta questão! :P
Como já aqui escrevi, nunca aqui disse que SJM não deveria constar nas ditas placas, simplesmente que a Feira não pode ser ali omitida.
A questão é sempre a mesma... as entidades programam tudo lá nos gabinetes de Lisboa e ninguém do local é chamado a opinar. Depois o pessoal da terrinha sentado nos gabinetes tem mais que fazer e os pormenores vão ficando... mas ficamos sim com uma péssima porta de entrada.

Quanto à A1 tens razão a placa que referia situava-se a escassos metros do início da faixa de desaceleração.

Bruno Costa disse...

Quase DOIS MESES depois eis que chega a escassa resposta da Ascendi ao pedido de esclarecimento:

"Informamos que as alterações efectuadas foram as estabelecidas no Projecto de Execução aprovado pelas entidades competentes."

Fico completamente esclarecido! :)