sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Feira - Arouca: É tempo de voltar à carga!

Antes de mais, leia-se a notícia do jornal Público:

A via estruturante Arouca-Feira, cuja conclusão está por definir depois de o Governo ter suspendido a concessão rodoviária do Vouga, poderá não chegar ao nó da A1 em Santa Maria da Feira, ao contrário do que estava planeado. Após ter conhecimento dessa suspensão, a Câmara de Arouca reclamou a ligação a uma auto-estrada, mais precisamente à A32, no concelho da Feira, a cerca de nove quilómetros do nó da A1.

"Não precisamos de chegar a A1, o que é verdadeiramente prioritário é chegar a uma auto-estrada e, para nós, basta chegar à A32", adianta o presidente da Câmara de Arouca, Artur Neves. "A nossa urgência é que sejam construídos os 13 quilómetros até à A32", acrescenta. O autarca garante que ainda não tem uma posição oficial sobre o assunto e aguarda que a decisão seja comunicada até meados de Setembro. "Estão a estudar uma solução, mas ainda não temos uma decisão definitiva".

Santa Maria da Feira não aceita que a ligação Arouca-Feira fique a meio caminho, até pelos projectos rodoviários que estão desenhados para a EN223. "Não quero acreditar que o Governo, que se comprometeu publicamente a fazer a ligação até ao nó da A1, venha a faltar à palavra dada", refere o presidente da Câmara da Feira, Alfredo Henriques. O autarca assegura que a autarquia e os feirenses "não admitirão" um retrocesso na decisão e critica a postura de Artur Neves. "Estranho muito a posição da Câmara de Arouca. Sempre estivemos juntos neste processo e, de repente, o presidente da autarquia olha para o seu umbigo e quer resolver um problema a meio", aponta.

Em Maio, deu entrada na Assembleia da República uma petição para reapreciação da suspensão da construção da via estruturante Arouca-Feira. O documento salienta que "Arouca é um dos poucos concelhos do país que não tem ligações a auto-estradas". Entretanto, o deputado do PSD Paulo Cavaleiro, eleito por Aveiro e relator da petição, já lembrou o ministro das Obras Públicas da urgência de se resolver a situação, considerando que as informações fornecidas até ao momento são insuficientes. Cavaleiro considera que, se a via estruturante não chegar ao nó da A1, como estava definido, a "região perde uma boa alternativa para resolver o problema da congestionada EN223".
Tal cenário não deve sequer ser equacionado. Depois de anos de luta em conjunto, Arouca quer abandonar a "guerra"? Queremos a solução para a região e não só para Arouca. Até porque, se assim for, a fazer apenas metade da via será claramente uma necesidade bem superior o troço A1-A32. A fazer só metade da via os feirenses não vão admitir ficar prejudicados. Basta de filas na EN223!
QUEREMOS A FEIRA-AROUCA JÁ, e completa!

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