terça-feira, 3 de agosto de 2010

Transdev... a saga continua!

Eis que chega a primeira resposta formal da Transdev ao conjunto de trapalhadas às quais nos tem brindado nas últimas semanas. Deixo 2 excertos do documento... os quais vou desde já comentar.


Questiono agora: a diferença tarifária entre Santa Maria da Feira e S. João da Madeira necessita de aprovação no IMTT? Não deveria tal facto estar desde há muito comtemplado?

No meu entender, a Transdev deveria ir ainda mais longe... a julgar por outros locais, esta rota deveria ter tarifas diferentes para os passageiros de S. João da Madeira, Arrifana, Escapães/Sanfins, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Porto. Afinal de contas ainda temos diferenças quilométricas a considerar; certo?


No que aos problemas operacionais diz respeito, o caso tem outros contronos!
Ora, a Transdev afirma que a rota em questão se efectua exclusivamente pela A1, com excepção de acidentes ou obras. Posso, então, acrescentar que tal facto não se verifica na prática. Por exemplo, no dia 16 de Julho, o veículo das 17h30 [um deles, já que afinal havia 2] decidiu ter vontade própria e sem qualquer motivo rumou pela A29. Facto estranho, já que o veículo que 5 minutos depois saiu da Garagem Atlântico fez o percurso pela A1... completamente livre de obras e/ou acidentes.
Relativamente aos horários, mais uma vez os factos não condizem com a versão da empresa. No mesmo dia [16 de Julho], os dois veículos em questão [17h30] fizeram o percurso pela Av. da República, quando pelos vistos a indicação será para um deles seguir pelo Freixo.
Nessa mesma semana, e incompreensivelmente, os veículos das 17h e 18h não fizeram a Av. da República em algumas situações. Afinal de contas, a excepção não era só às 17h30 e 18h30?
Confesso que cada vez percebo menos... ou melhor, compreendo ainda mais a verdadeira anarquia que se instituiu e tarda em solucionar-se.
Dado que a resposta da empresa não é de todo conclusiva, preparo contra-resposta que será brevemente enviada, com todos os factos e novos pedidos de esclarecimento.

4 comentários:

Nuno Malta disse...

Os meus parabéns pela iniciativa de obter explicações da empresa. Era o que deviamos fazer todos de forma muito mais regular. Eu viajo 3x por semana da Feira para o Porto neste serviço, que é para mim muito útil. Nunca nas minhas viagens o autocarro foi pela A29. À vinda, já há algum tempo que vêm todos pela Av. República... nota-se que não há critério certo... era necessário definir exactamente quais passam pela Av. e os que vão directos, porque podem estar pessoas em Gaia à espera do que nunca há de chegar.

Saudações bloggistas,
Nuno Malta

Bruno Costa disse...

Olá Nuno,

explicações da empresa já as tenho há muito, mas não me convencem... segundo o responsável operacional todos os autocarros fazem a Av. da República. Às 17h30 e 18h30 no sentido Porto-SJM haverá dois veículos: um segue pela Av., outro pelo Freixo directamente. Na prática tal não acontece.
A A29 será percurso de recurso em caso de acidente ou obras... já relatei à empresa casos em que o percurso foi realizado pela A29 sem nenhuma das 2 condições activas. Continuo a aguardar pela reposta à minha contra-reposta.

Cump.

Hugo Paiva disse...

Boas,
Ainda esta semana existiu uma situação, sentido Feira-Porto, onde um motorista abriu a porta e informou que ía directo ao Porto, sem passar por Gaia. Nos dias seguintes, já passou por Gaia!
O que falta mesmo é uma timetable com todas as paragens e horários. Assim não existiam dúvidas!

Bruno Costa disse...

Pois Hugo, a verdade é que essa timetable não existe, segundo a própria empresa, porque agora não há rápidos, todos os autocarros fazem Gaia, com excepção [no sentido Porto-SJM] às 17h30 e 18h30 em que há 2 veículos, só um faz a Av de Gaia. Mais uma vez se vem mostrar que não há a mínima organização nesta empresa. Sem comentários.