terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Entrado" amanhã na RTP1

O espectáculo concebido para a edição 2010 do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira foi alvo de grande reportagem, a exibir amanhã à noite na RTP1.

PRESOS AO PALCO
Trinta reclusos da prisão de Custóias, deram corpo e imaginação a um espectáculo inédito.
Sem um texto pré-definido, os actores-reclusos ocupam os diversos espaços, transformando a prisão num gigantesco palco. Nunca antes um estabelecimento prisional português tinha acolhido uma experiência teatral desta dimensão.
Sob a orientação da Associação Pele, que se dedica à prática do teatro comunitário, este espectáculo propõe ao público uma viagem pelos espaços, revelando sensações, obstáculos, experiências num contexto prisional.
"Entrado" é nome do espectáculo (na gíria prisional "Entrado" é o indivíduo que acaba de entrar na prisão) e reporta-se à vida dos reclusos antes de entrarem na prisão, ao momento em que entram e também ao momento em que saem.
Durante algumas semanas, uma equipa de reportagem da RTP acompanhou os ensaios e montagem do "Entrado". Deste acompanhamento, resultaram testemunhos impressionantes de presos que assumem, de forma desassombrada, os crimes que cometeram.
Um aturado trabalho de preparação física, registo de memórias e experiências, contribuiu ,decisivamente, para que os actores-reclusos sentissem uma disponibilidade para revelarem, em palco, tocantes vivências, dentro e fora das grades.
"PRESOS AO PALCO", é uma reportagem do jornalista Alberto Serra, com imagem de Paulo Maio Gomes e edição de Guilherme Terra. E é transmitida no próximo dia 29 de Setembro às 21 horas, no Canal 1 da RTP.
NOTA: reportagem não exibida devido a atraso no Telejornal motivado pelo anúncio das novas medidas de austeridade contra a crise, por parte do Governo. A RTP confirma o reagendamento, sem confirmar, para já, a nova data de exibição.

Sem comentários: