quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De regresso à saga Transdev

Terminou o Verão, regressa a saga Transdev no seu esplendor. Esta manhã voltamos a bater todos os recordes de falta de adjectivos.

Olhei para o horário [Feira – Feira Nova]: 7h25; 7h45; 7h55… pelo menos assim circula na última versão disponibilizada aos passageiros, corria ainda o ano de 2009. Conclusão, cheguei atrasado à paragem, já depois da passagem, pelos vistos, atempada do veículo das 7h25. Bem, lá iria esperar 15 minutos… mas afinal não. Pelas 7h35 eis que surge na paragem (não pela primeira vez) um veículo vindo do nada, fora da habitual rota, com a indicação “Rápido”.

Ainda há poucas semanas a Transdev me garantiu por carta registada que não haveria rotas rápidas a circular. Ainda há poucas semanas a Transdev me garantiu por escrito que todos os veículos faziam todas as paragens da Feira e todos percorreriam a Av. da República [Gaia].

Talvez este veículo se tenha tornado monárquico… a verdade é que a Av. da República só a cruzou, fazendo paragem numa via de faixa única, nas traseiras do El Corte Inglês, bloqueando toda a circulação de trânsito. Mas a alergia à República não se ficou por aqui. Antes disso, na Feira, algumas paragens foram também omitidas.

Afinal em que ficamos? Há ou não há rotas rápidas? Os veículos circulam ou não pela Av. da República? Onde está a gestão de frotas, rotas e horários desta empresa?

Parece que vou ter de voltar a aplicar o conceito. A verdade é que vivemos em plena anarquia operacional no seio desta empresa. A verdade é que vivemos em pleno monopólio de transportes, com a conivência da Autoridade da Concorrência e o gélido silêncio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que tarda em responder às questões e reclamações efectuadas. Algo está mal e não se resume à incapacidade da empresa. Algo está mal neste país!

6 comentários:

Pedro disse...

Só um exemplo, o autocarro que vinha do porto a uma e 40 junto ao tribunal no sentido porto-feira-são joão, chegou meia hora atrasado! Sei que é por haver obras em Gaia, mas podia haver um pequeno aviso nas paragens! É a minha opinião!

Bruno Costa disse...

É verdade Pedro. Só mais um exemplo da vergonha que por aí anda. :)

Hugo Paiva disse...

Sobre este assunto, esta semana assiti ao insólito. Efectuei 3 viagens, sentido Feira-Porto, em horários distintos, nomeadamente e aproximadamente, às 7:45, 8:10 e 8:20, onde todas tinham a indicação de "rápidos". No 1º caso, o motorista avisou que não pararia em V.N. Gaia. No 2º caso, parou na rua que vai pelas traseiras do el corte ingles. No 3º caso, percorreu a Av. da República. São mais umas disfunções apresentadas pela organização que a Transdev demonstra.

Bruno Costa disse...

São todos rápidos... mas de diferentes perspectivas.
Já não comento a ingovernabilidade desta empresa.

Anónimo disse...

parece que em novembro saiu novo horario. mas ja nao está a bater certo nas ferias escolares do natal!!! para não falar de que os motoristas saem antes da hora da paragem inicial... supostamente so da paragem inicial é que eles nao podem sair mais cedo....

Bruno Costa disse...

verdade, verdadinha... factos que já fiz chegar por escrito ao responsável operacional da empresa, mas respostas ZERO... mais uma prova, da forma como esta empresa encara os passageiros: total DESRESPEITO!