terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mais um passo para a "machadada" cultural

Foram finalmente divulgadas as datas da edição 2010 da Terra dos Sonhos... mais um evento a sofrer reduções. Em ano de CRISE, há muito conhecida, abundam os anúncios de cortes... a cultura feirense continua a ir à faca. No meio das ameaças quanto à continuidade de quase todos os projectos no próximo ano, continuamos a assistir pacientemente ao assassínio do trabalho da última década.
Depois dos cortes visíveis e com consequências claras na generalidade dos eventos... com um Imaginarius de alma sugada na memória... no rescaldo de uma WorldZone cancelada... em ano de férias quase totais da programação de sala... em época de FALTA DE IMAGINAÇÃO e capacidade de inovar, continua a saga... continua a cena digna de filme de terror.
A Terra dos Sonhos não escapa ao machado das finanças municipais. Como se justificam os ataques a um evento que logo na primeira edição ficou perto da auto-sustentabilidade?

Em 2010 teremos 3 pontos marcantes...
5 Dezembro - Chegada do Pai Natal
8 Dezembro - Abertura da Terra dos Sonhos
26 Dezembro - Espectáculo de Encerramento

E apenas 12 dias de abertura...
Funcionamento do Parque, 13h30 às 18h:
8 a 12, 16 a 19, 23, 24 e 26 de Dezembro.

O que mais estará para acontecer ao panorama cultural feirense?

4 comentários:

afc238 disse...

Sem querer ser mal interpretado, a mim parece-me que no que diz respeito à Terra dos Sonhos, chega e sobra! É um formato não tão original, que não tem muito mais por onde inovar, e que já está distribuído por 3 semanas. E não esqueçamos que por vezes decide-se a abertura em dias extra.
Na minha opinião, não vejo assim um rombo tão grande na Terra dos Sonhos.

Bruno Costa disse...

Se atendermos à concorrência temos um grande "rombo"... até posso concordar com a redução a abertura de quinta a domingo, mas esses dias deveriam ser compensados com mais fins de semana. Basta olhar para o que se fez em Óbidos com o Mercado Medieval. Já no Natal, em terras do Oeste, o formato apenas ao fim-de-semana e feriados já não é novidade, mas começa no fim de Novembro e prolonga-se até ao fim de semana de reis (o dobro do tempo da Terra dos Sonhos)... parece-me que a aposta não é idêntica.
Em tempos falou-se de cópias vindas de oeste... mas na verdade a mim parece-me que alguém sabe verdadeiramente investir em cultura e na criação de marcas e valor... e não me parece que seja por cá... além de que polémicas e incertezas (como as datas da terra dos sonhos que só agora são conhecidas) não sejam em nada favoráveis para a imagem que pretende (ou pretendia) passar. :)

Anónimo disse...

Desde quando é que a Terra dos Sonhos é um projecto cultural? Existe muita confusão nas cabeças feirenses..A única coisa errada com este "evento" é alguém ter tido a ideia de o fazer e tê-lo conseguido.

Bruno Costa disse...

A única coisa errada é mesmo eu continuar a comentar o que não merece comentário... se a Terra dos Sonhos não é projecto cultural em algumas mentes, então precisamos de algumas aulas de muita coisa... e assim sendo, por aqui me fico.