quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CCTAR avança!


Embora não o consiga confirmar oficialmente, vou acreditar na notícia do "vizinho" Shrek. Assim sendo, o melhor presente de Natal para a cidade de Santa Maria da Feira acaba de chegar: a candidatura QREN para o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua (CCTAR) terá sido hoje APROVADA!

Fica assim garantida a condição base para o avanço do projecto que catapultará as competências feirenses nas artes de ruas, através da criação de um cluster de indústrias criativas nesta área, assim como uma nova área de apresentação de espectáculos, a nascer na envolvente à Pedreira das Penas. A demolição do Cine Teatro António Lamoso irá permitir instalar um moderno auditório, ligeiramente maior, e com todas as condições técnicas, logísticas e de conforto para público e artistas. Da demolição das Escolas E.B.1 (após contrução do centro escolar) nascerá uma nova praça para a cidade... e especificamente para as artes de rua. Já a pedreira dará lugar ao palco aquático.
Na Zona Industrial do Roligo será erguido o edifício de criação, formação e eventualmente algumas pequenas apresentações.

Em 2011 a obra estará no terreno...

5 comentários:

Anónimo disse...

Se fôr para demolir o Cine-Teatro António Lamoso ao menos que se preserve o nome do grande feirense o Sr. António Lamoso Regal de Castro com o nome do novo auditório.
Mas continuo a pensar que nesta altura há pouco dinheiro para este tipo de obras.
L.O.

bila da feira disse...

em 2011, não me acredito!!! é impossível. Pelo que a candidatura seja aprovada, já é muito bom... é um princípio!!!

Bruno Costa disse...

É possível avançar já em 2011... até porque o orçamento municipal já o prevê [o que em parte justica muitos dos cortes noutras áreas]... quanto ao cine-teatro, como já o disse muitas vezes, concordo com a demolição desde que se crie uma estrutura com melhores condições [o que me parece estar garantido]... já no que ao nome diz respeito penso que NÃO PODE haver dúvidas, concerteza o CCTAR incluirá o auditório António Lamoso [sala com 700 lugares]...

Mafalda disse...

Escandaloso! Como é possível!
Já repararam que não na Feira não há nenhum pavilhão de jeito? Vejam SJM...
O básico meus caros. O básico primeiro.

Bruno Costa disse...

Olá Mafalda,
já em tempo escrevi... sou 100% a favor de um Multiusos na Feira... não precisamos de um Pav. Atlântico II, como já se chegou a projectar no Europarque... mas nas dinâmicas actuais um espaço condigno pra 5000 pessoas seria o ideal...

de qualquer forma considero que também é prioritário apostar naquilo em que nos diferenciamos... e as artes de rua são o único ponto em que a Feira é de longe líder, pioneira, inovadora... em todos os aspectos está mais à frente... o CCTAR é uma necessidade... o novo projecto resolve outro problema: a necessidade de requalifcação do Cine Teatro... e como não precisamos de duas salas no mesmo local, acredito que temos a solução ideal... AGORA, sim... temos de aproveitar as oportunidades... e uma aprovação de um projecto com financiamento comunitário desta dimensão não acontece todos os dias... :)