terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Prémios Krónikas Feirenses 2010

Eis que chega o dia... finalmente estou em condições de divulgar as escolhas do ano 2010... os marcos, as broncas, as novidades e os arrastamentos. Final do ano é, como já vem sendo hábito, época de reflexão... e aí ficam os Prémios Krónikas Feirenses 2010.


Prémio Batata Podre
[Liberty – Santa Maria da Feira]


O projecto de equipa continental de ciclismo abortou. Antes mesmo de nascer, a equipa profissional do S. João de Ver, apoiada pela Liberty Seguros, desapareceu por imposição da casa-mãe da Liberty que decidiu retirar o seu apoio ao ciclismo profissional. Com contratos já assinados a vários níveis, fica assim um imbróglio por resolver… oxalá o projecto consiga novo apoio, que permita a sua concretização numa das próximas épocas.

Prémio Caracol de Betão
[Demolição do Antigo Tribunal]

Há cerca de dois anos o antigo edifício do Tribunal de Santa Maria da Feira fechava portas por perigo “iminente” de derrocada. Até agora nada aconteceu, sem falar na polémica instalação do primeiro Campus de Justiça em Portugal… e quanto à tão urgente demolição nada se vê, excepto uma placa que anuncia que a dita já terá começado. Diz-se que inicialmente será demolido o edifício principal e só mais tarde o pólo instalado mais a norte, a ver vamos.
Será o projecto do Imaginarius 2011 a marca temporal para a queda do “anjo”?

Prémio Castelo de Latão
[Modernização Administrativa: Centro de Emprego/Loja do Cidadão]
[Prémio Castelo de Latão em 2009, Prémio Boa Nova em 2008]

Ao que parece, a modernização administrativa no concelho de Santa Maria da Feira seria uma prioridade do executivo municipal. Há dois anos teria sido garantida a instalação de uma Loja do Cidadão com quase 2 mil metros quadrados em território feirense… mas o contrato nunca foi assinado. Desde então, na região já surgiram estruturas congéneres [embora de dimensões mais reduzidas] em Esmoriz e S. João da Madeira. A serem verdadeiras as condições de instalação no Complexo Comercial a norte da cidade, a estarem resolvidos os problemas com as entidades a instalar no local… afinal de contas, o que falta para a abertura de uma estrutura absolutamente fundamental para a melhoria do acesso aos serviços públicos e por consequência uma MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA?
Por outro lado, há anos que se reclama a instalação de uma estrutura do Centro de Emprego no concelho. Independentemente do congestionamento das instalações de S. João da Madeira, importa facilitar o acesso e reduzir as deslocações de massas. Após anos de discussão e meses de afinação, o local terá sido escolhido… o contrato foi assinado… o prazo de abertura fora anunciado para o final DESTE ano... mas até agora continuamos a "SONHAR" com a sua existência.
Nesta perspectiva, tudo indica que a modernização administrativa terá caído para segundo plano… oxalá não caia em saco roto!

Prémio Fogaça D’Ouro
[Marco Ferreira]


O “bailarino preferido dos portugueses” é feirense. O concelho de Santa Maria da Feira voltou a mostrar a sua forte capacidade de formação a nível cultural. O jovem bailarino Marco Ferreira, que iniciou o seu percurso na All About Dance, venceu em Julho passado o concurso televisivo “Achas que Sabes Dançar”, sem estar uma única vez na corda bamba. De “touro” a “sensível”, muitos foram os adjectivos do júri para descrever as actuações do Marco.
Que o futuro lhe abra portas para voos maiores… e que Santa Maria da Feira não se esqueça dele, nem de outros artistas!

Boa Nova do Ano
[Sistema de Estacionamento Pago]

Muitos reclamaram… outros tantos aplaudiram… poucos se manifestaram… e em poucos meses a críticas praticamente desapareceram.
Há MUITOS anos que os defendia e em 2010, após inúmeros adiamentos e contratempos, os “papa-moedas” chegaram a Santa Maria da Feira. Desde então, as melhoras no acesso ao estacionamento são evidentes. É claro que pago! Mas se até então, teria de percorrer quase 1 quilómetro depois de estacionar, agora consigo pagar 15 cêntimos e resolver um problema. Fantásticos “papa moedas”.
É verdade que para que tal aconteça, quem trabalha por lá terá de deixar a viatura mais longe… mas este é mesmo o conceito: facilitar o estacionamento rápido e desviar o parqueamento prolongado.

Prémio Exército Político
[EN 223/ Via Feira-Arouca]

Ao longo de 2010 ganhou forma a contestação pela suspensão da Concessão Vouga, em especial da Via Arouca-Feira. Particularmente em Arouca a contestação subiu de tom… e praticamente se garantiu o troço até à A32. E a Feira? Por cá, e para além das propostas alternativas na EN223 até uma solução de futuro, nada mais vi. Só depois da ameaça de desaparecimento do troço Feira-A32 se levantaram algumas vozes, mas verdadeira contestação parece ter adormecido.
Mas afinal as mais-valias são só para Arouca? Não terá a Feira a ganhar, BEM MAIS DO QUE AROUCA, com esta via? Haja mais vontade de “enfrentar o touro” no futuro… haja mais garra para transformar o projecto de décadas numa realidade actual e de futuro!

Prémio Neurónio Avariado
[Suspensão Imaginarius 2011]

É verdade que a situação se solucionou a tempo e horas, mas não deixa de ser preocupante a forma como um projecto e duas marcas [Imaginarius e Santa Maria da Feira – Capital Nacional das Artes de Rua] são postas em jogo de modo tão simples e superficial. Propor a suspensão de “pelo menos uma edição do Imaginarius” seria algo impensável, mas aconteceu. O executivo municipal não terá pesado bem os prós e contras… mas valha a força e o apoio de mais de 2 mil pessoas que via Facebook deram vida ao Movimento que lutou contra o fim do festival… e continuará vivo em prol das Artes de Rua.

Prémio Momento do Ano
[Gala dos Eventos: Viagem Medieval Melhor Evento Cultural 2009]


Dissiparam-se as últimas dúvidas. A Viagem Medieval assume-se definitivamente como um grande evento local [?]… regional [?]… será antes nacional e mesmo internacional. O reconhecimento na Gala dos Eventos, com a atribuição do Prémio de Melhor Evento Cultural em 2009, deu o último empurrão para que o evento seja definitivamente encarado como tal.
Agora sim, a Viagem é mais do que a simples Feira Medieval que muitos persistem em apelidar, para se transformar num projecto de qualidade ímpar, em que a produção local impera e a qualidade e rigor histórico são os pratos fortes.
Em 2011 promete-se mais… e surge o maior desafio dos últimos anos. A crise obriga a que a entrada seja paga [com preços simbólicos]… resta agora garantir a fluidez e funcionalidade do sistema de vedação, bilheteira e entradas… mantendo a satisfação dos visitantes nos elevados níveis que são já padrão do evento.

Menções Honrosas +

BE – Quinta do Castelo
O Bloco de Esquerda levou a reabilitação da Quinta do Castelo à Assembleia da República. Venham agora novos apoios para dar mais vida a um espaço único... que deve ser reabilitado.

CCTAR
O projecto do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua sofreu ajustes e grandes alterações... mas está mais vivo do que nunca. Aguarda-se a aprovação da candidatura QREN para que a obra possa avançar. É verdade que com a destruição do mítico Cine Teatro António Lamoso, mas no seu lugar irá nascer uma estrutura virada para o século XXI, com todas as condições que actualmente não existem e não seriam possíveis de criar, com todo o conforto para artístas e público.

“Entrado”
O projecto "Entrado" é mais um marco da produção local. Uma vez mais, Santa Maria da Feira e o Imaginarius vão mais longe, pelas mãos do CCTAR e do PELE. Da prisão de Custóias à Grande Reportagem na RTP foi um pulo... e continua a deixar marcas o Festival Internacional de Teatro de Rua.

Projectos musicais feirenses
O ano 2010 foi rico em novidades da música feirense. Ao longo do ano the LOYD, Dr1ve e Joana Andrade & Os Dagma lançaram novos álbuns.

Simpósio SMF
O Simpósio de Santa Maria da Feira, organizado pela autarquia e pelo CCTAR é já um marco cultural a nível nacional. A constante presença de figuras de renome internacional volta elevar a qualidade dos projectos feirenses a níveis de elevado valor.

10 anos Biblioteca
A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira soprou as velas para o décimo aniversário do seu "novo" edifício. O conceito inovador de Biblioteca continua a ser "re"construído e a deixar marcas.

Menções Honrosas –

Via Verde
O caos lançado pelas portagens na A29 foi visível durante semanas. A incapacidade de resposta da Via Verde para as previsíveis solicitações é francamente demonstrativo da forma desleixada como o processo foi conduzido, ficando ainda claro o desrespeito pelo cidadão.

3 comentários:

Hélder Aguiar disse...

Bruno, muitos parabéns pelos prémios, são aqui tecidas considerações muito úteis e interessantes... Perdoa-me mas discordo num ponto - da visão que tens em relação à N223. É preciso uma N223 que reforce a região. A N223 é uma estrada crucial para estabelecer a ligação do "Eixo Urbano do EDV" - entre as cidades de SMF, SJM e OAZ, e destes dois últimos à A1. Foi para esse propósito que a estrada foi construída. Se a N223 for feita assim, tal como está neste projecto, perde-se para sempre o potencial máximo de acessibilidade no eixo urbano. É absurdo o desvio de 3km na antiga N1 que SJM, OAZ e Vale de Cambra têm que fazer para poder entrar na N223. São 3km a mais para 6km de estrada, 3km que vão continuar a ser penosos, obrigando a contornar 2 rotundas. Na prática a nova solução é pouco útil. 3km na actual estrada estamos quase às portas da Feira..! É preciso uma solução melhor, a uma nova N223, mas não nestes moldes. A N223 deve continuar a aproximar a Feira de SJM, e não afastar-se, na minha opinião, para terras de ninguém...

Bruno Costa disse...

Claro, "Nimpo"... já sabes a minha opinião quanto à N223. Neste "prémio" reforço a ideia da importância da variante. Esta tem essencialmente importância para Arouca [nos acessos ao litoral] e para a Feira [no acesso à A32 e na reformulação do troço que atravessa a cidade]. Dou importância acima de tudo ao impacto urbano e na fluidez de trânsito no atravessamento da cidade.

Quanto à N223 é e sempre será a via regional por excelência... mas prevejo um futuro MAIS URBANO. A tendência de crescimento da Feira começa a pender para Sanfins... e de SJM para as fronteiras de Arrifana... a aproximação das cidades implica que a via não seja uma Via Estruturante, de acesso exclusivamente a trânsito rápido, como a dita Feira-Arouca, mas para o trânsito quotidiano... e as ligações em que tal se justifique [como a ligação SJM-Feira... e os famosos 3Km de poupança]. Falamos de rotundas e NÃO de desnivelamentos, como no outro caso... e no troço Sanfins-Arrifana até posso concordar que a reformulação seria suficiente, pelo menos por alguns anos... mas no atravessamento da cidade essa reconversão é FUNDAMENTAL! E só uma via desta natureza poderá sar o impulso que falta para a obra. :P

Hélder Aguiar disse...

O desejável para todos seria impedir que esse crescimento urbano impeça para sempre a requalificação do actual trajecto!...