quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

“CENTRO de FORMAÇÃO DESPORTIVA RODRIGO NUNES”

Rodrigo Nunes teve um acto de reconhecimento por parte dos adeptos do Feirense. Um gesto louvável para alguém que merece muito mais. 

Rodrigo Nunes é o dirigente com mais anos de presidência do Feirense. Quando assumiu os destinos da colectividade, com toda a certeza poucos pensariam que em tão pouco tem iria conseguir transformar o clube da forma como o fez. 

Com o devido respeito por todos os dirigentes que passaram pelo clube, atrevo-me a dizer que foram dois os dirigentes que marcaram o crescimento do Feirense: Marcolino de Castro e Rodrigo Nunes. Marcolino de Castro, que lançou a base de uma política sólida, de futuro, quando em 1962 traçou as directrizes da instituição, “NÃO PODEMOS PAGAR CARO PORQUE QUEREMOS PAGAR SEMPRE“. 

Rodrigo Nunes, que recebeu um legado de décadas, de dirigentes que com melhores ou piores resultados, foram ajudando a impor o nome FEIRENSE no panorama nacional. 
Rodrigo Nunes é o principal responsável pelo actual momento do clube. As infra-estruturas. Quando assumiu a presidência, disse “não quero ver as camadas jovens a treinar com pó, quero relvados”, parecia utópico, num clube em que, poucos anos todos os escalões treinavam ainda num único espaço. Certo é que cumpriu com o prometido, o complexo é uma realidade e a garantia de futuro. 
Rodrigo Nunes é o principal responsável pela modernização do clube. Hoje o Feirense tem estratégia, tem uma imagem consolidada, tem perspectivas de futuro. O líder traçou um rumo, visando a solidez para o futuro. Rodrigo Nunes é o principal responsável pelo ecletismo do clube. O Feirense é hoje um clube eclético que fomenta a prática de várias modalidades. Do atletismo ao badminton, do andebol ao futsal, hoje o Feirense é ainda mais falado pelos melhores motivos. 
Rodrigo Nunes é o principal responsável pelo regresso do clube à I Divisão, um dos factores que ajuda a garantir o futuro. A I Liga é o lugar de uma instituição exemplar no cumprimento financeiro. Rodrigo Nunes lutou para colocar o clube no lugar certo, teve o mérito de o conseguir. 

Diz que se o Feirense descer sai; seria o abismo para o clube. Por descer, o que não vai acontecer e porque a obra não pode ficar incompleta. Rodrigo Nunes só vai deixar o Feirense quando tiver as infra-estruturas terminadas e o clube consolidado na I Liga. Será o momento do reconhecimento, do agradecimento de todos os feirenses. 

O presidente com mais anos de mandato na história do clube, à frente de Marcolino de Castro e Artur Brandão, e oriundo de uma familia que marcou a história recente do clube, com Luís Nunes e Henrique Nunes, respectivamente presidente na I Divisão e o treinador com mais anos e títulos no clube, Rodrigo Nunes tem uma capacidade de liderança reconhecida. O trabalho e os resultados estão à vista, mas ainda existem alguns “velhos do cáster” que, vá lá saber-se porquê, não conseguem reconhecer a obra feita. Deus que foi Deus não agradou a todos e existem algumas pessoas, talvez apenas para criticar, que lançam atoardas sobre o trabalho do líder do Feirense. 

A crítica barata é fácil. Só porque o clube não contratou um “autocarro” de jogadores no mercado de Inverno, o presidente passa do 80 ao 8. E se as contas, depois, não tivessem a situação líquida positiva, aí voltaria a ser criticado. A opção foi a mais acertada, o Feirense funciona em função das suas possibilidades. Não há notícias nos jornais a dizer que há três e quatro meses de atraso no pagamento de ordenados. A atitude do presidente foi a melhor para o grupo de trabalho, agiu como um grande líder. A não contratação de novos jogadores pode ser visto como um voto de confiança para toda a equipa: são estes os fogaceiros que vão conquistar a manutenção. 

Um dirigente com visão de futuro, rigor, estratégia, empreendedorismo, dinamismo, merece que os vindouros recordem tudo o que fez em prol da sua terra. Assim como Marcolino de Castro, e bem, tem o seu nome no estádio, Rodrigo Nunes merece o seu nome perpetuado para sempre na sua terra. As homenagens fazem-se a quem as merece, enquanto vivos, e o Complexo do Feirense, só pode ter um nome, o do seu obreiro, do sonhador que um dia pensou na sua construção: Rodrigo Nunes. 

Para se fazer justiça, acho que os feirenses devem entregar ao presidente da Assembleia Geral uma petição subscrita pelos adeptos do clube a solicitar que ao Centro de Treinos seja dada a designação de “Centro de Formação Desportiva Rodrigo Nunes”. 

Nelson Pais @ Site Oficial C.D. Feirense

Sem comentários: