Pelo segundo ano consecutivo, a rolha de cortiça foi a estrela da noite
na cerimónia de entrega dos prémios “Grammy Awards”. Assegurando o seu
compromisso com a sustentabilidade, a 54ª gala dos Grammy recebeu dois
eventos onde se serviram vinhos vedados exclusivamente com rolha de
cortiça natural e cujos vedantes foram reciclados.
Os vinhos vedados com cortiça foram servidos durante o jantar do
“MusiCares Person of The Year” (Personalidade do Ano), evento que este
ano fez um tributo a Paul McCartney, e, também, durante a celebração
oficial dos “Grammy Celebration”. Os eventos tiveram lugar no Centro
Staples, em Los Angeles, Estados Unidos da América, sendo que a entrega
dos prémios foi transmitida na televisão CBS.
A Recording Academy, conhecida internacionalmente pelos Grammy Awards,
continua empenhada em reduzir o impacto ambiental da sua cerimónia
anual, das transmissões televisas e dos eventos que decorrem na semana
dos Grammy.
Os dois espaços estiveram equipados com recipientes para a reciclagem
das rolhas, providenciados pelo ReCork - uma organização que recolhe as
rolhas de cortiça para reciclagem e as entrega à Sole, uma empresa
canadiana que produz sapatos e sandálias feitos de cortiça reciclada.
Peter Weber, director executivo do Cork Quality Council (Conselho para a
Qualidade da Cortiça, nos EUA), afirmou que “é uma honra o facto da
Recording Academy ter escolhido a rolha de cortiça como elemento do seu
programa de sustentabilidade”. “Assim a Academia junta-se a uma lista
cada vez maior de organizações que reconhecem os benefícios ambientais
da cortiça natural, e da qual fazem parte, entre outras, a Major League
Baseball Association e a National Basketball Association”.
A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), com sede em Santa Maria de
Lamas, concelho da Feira, considera “esta iniciativa meritória, já que a
cortiça é o produto mais natural e amigo do ambiente que é possível
encontrar para vedar uma garrafa e que cumpre na íntegra os requisitos
de sustentabilidade.”
Registe-se que a rolha de cortiça natural é um produto reutilizável,
reciclável e sustentável, e o seu uso assegura a manutenção das
florestas de sobro que, por sua vez, ajudam a fixar o dióxido de carbono
e, logo, contribuem para o equilíbrio da natureza.
Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projecto de comunicação
da Apcor denominado InterCork – Promoção Internacional da Cortiça –, em
curso desde 2010, e que nos EUA assume o slogan de 100%Cork.
@ 7sete
Sem comentários:
Enviar um comentário