segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Terra dos Sonhos 2012 - O Sonho está Vivo



Ao quinto ano a Terra dos Sonhos reinventou-se. O parque temático de Natal de Santa Maria da Feira adaptou-se às novas condicionantes políticas e sociais (alguns chamam-lhe crise) e ganhou nova vida e dinâmicas, num espaço que passa a dar mais atenção à animação e entretenimento, em detrimento dos macro-espetáculos de plataforma, que nesta edição foram vistos em número mais reduzido.
Mesmo assim, a 5ª edição da Terra dos Sonhos não terá ficado atrás das anteriores, bem pelo contrário.


Em 2012, o impacto mediático cresceu de forma exponencial, algo que em muito terá contribuído para compensar alguns dias bem tempestuosos, num ano em que o S. Pedro foi menos amigo dos eventos natalícios de rua.
Além da habitual participação da RTP1, com a Praça da Alegria, este ano, também a TVI decidiu marcar presença, com uma emissão em direto de 6 horas. Apesar daquilo a que apelido de “pimbalhada” e das péssimas condições climatéricas, que em nada ajudaram à “festa”, este terá sido um marco importante para a imagem e divulgação do espaço. Neste contexto, a Terra dos Sonhos voltou a bater recordes.


Quanto a projetos concretos, vamos passo a passo… um a um, mas este ano temos um inconveniente: entre a chuva e a azáfama, acabei por não conseguir assistir e/ou fotografar na íntegra a alguns dos projetos apresentados, pelo que a apreciação de alguns deles seja mais superficial do que vem sendo hábito.

O Regresso dos Piratas
Um ano depois, os Piratas regressaram à Quinta do Castelo com novas aventuras, no mesmo registo e no mesmo local. Um conceito que soube tirar mais partido do espaço, sem criar algo verdadeiramente novo. De qualquer forma, o público será o maior barómetro... e pela tamanha adesão, com longas esperas para garantir um lugar na prmeira fila, fica provado que a aposta foi ganha.

Capuchinho Vermelho
Eu chamo-lhe um "upgrade". Depois de várias temáticas, em vários anos de crescimento e aprendizagem, este projeto continua a ganhar vida, dimensão e visibilidade. Agora, com uma plataforma mais ampla, com mais frente de público e mais animação.

O Conto da Terra dos Sonhos
A Meia Ponta volta a surpreender. Desta feita, foi-se a tradição… caiu o bailado… e conhecemos um novo conceito. Uma extraordinária estrutura giratória mostrou-nos uma cenografia irreverente e um espetáculo à altura dos intérpretes (sim, esta frase é mesmo assim e não ao contrário).

O Circo das Marionetas
As Marionetas da Feira voltam a marcar presença na Terra dos Sonhos, com mais um espetáculo que faz sonhar miúdos e graúdos. O projeto que vem ganhando dimensão nos últimos anos, é hoje bem mais do que uma companhia de teatro de marionetas, conseguindo introduzir inovadoras e curiosas abordagens, numa estonteante interação com os presentes.

Lapónia
Nesta edição, a Lapónia recebeu alguns retoques que a tornaram um pouco mais mágica, sem colidir com a linha estrutural base aplicada na última edição da Terra dos Sonhos.

EZ Sapadores
Palavras para quê!? Projeto EZ assume-se cada vez mais como uma marca de futuro nas Terras de Santa Maria. Venha agora a exportação em massa dos irreverentes veículos EZ.

Dentro de um ano voltaremos a sonhar, no mesmo local de sempre, com novas personagens e muitas aventuras. A pitoresca Quinta do Castelo viu o seu portão fechar, mas em breve voltaremos a conviver com as mágicas criaturas que habitam no seu interior.

Sem comentários: