terça-feira, 10 de julho de 2007

Para uma cidade de PESSOAS

A pouco mais de um mês do início da tão esperada obra de requalificação do centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira há que reflectir um pouco no espaço, sua utilidade e futuro.
Com esta obra anuncia-se um melhoramento do pavimento e um arranjo dos espaços verdes... prioridade ao peão, sem afectar o trânsito automóvel na zona. Com isto, o Rossio irá manter a sua função múltipla... parque de estacionamento em dia normal e espaço multiusos para eventos/feiras, sempre que houver necessidade. É neste ponto que se coloca o senão da obra.
Quando se fala na devolução das cidades ao peão e no afastamento dos automóveis das zonas históricas não é isso que se propõe. Mas na Feira há sempre que ser diferente!
Na minha opinião o Rossio deveria ser definitivamente encerrado ao trânsito automóvel. Deveria apostar-se numa conformação semelhante à actual mas mais virada para as pessoas. Porque não instalar um bar e uma esplanada no seu interior? Talvez introduzir alguns canteiros florais... alguma relva. O Rossio é o centro da Feira... deve ser humanizado e para isso é obrigatória a saída dos automóveis.
Mas não conta só o espaço físico é também preciso criar hábitos de uso. Para começar poderia apostar-se numa feira semanal. Usando apenas o espaço interno do parque e nunca a rua, realizar uma espécie de mercado ao ar livre que tentasse chamar mais gente à baixa. Apostar em programas de animação ao longo de todo o ano e não apenas durante os grandes eventos.
Depois há que pensar no centro da cidade como um todo. Para eliminar a praga automóvel do Rossio é preciso criar alternativas, e não é difícil. A ampliação do parque de estacionamento das Piscinas, que parece ter caído no esquecimento, pode ser a solução para o problema do estacionamento. Mantinha-se o número de lugares, num espaço bem próximo. A construção do novo edifício da autarquia deverá contemplar um espaço de estacionamento no piso inferior, de modo a solucionar o grave problema de todas as cidades. Como complemento a tudo isto, a instalação de parcómetros nas ruas de maior densidade de serviços será imprescindível.
Não pode apenas fazer-se uma obra de requalificação... é preciso pensar o futuro. É preciso trazer pessoas para o centro da cidade, atrair investimento... apostar na qualidade de vida!

Sem comentários: