sexta-feira, 30 de maio de 2008
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Inacreditável!
Brisa parece concordar com as Câmaras
sexta-feira, 23 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Dolce Vita Feira!?


A novidade surgiu hoje na página de Santa Maria da Feira na Wikipédia... será mesmo verdade a criação de mais um Centro Comercial? Mais estranho ainda é a localização anunciada... a transição entre Rio Meão e Paços de Brandão. Nada mais se diz do que a insígnia do hipermercado: Continente.
Duvido de tal informação... mas fica a nota.
Imaginarius 2008 - Voalá!
Site da Câmara da Feira com novas funcionalidades
- Pedido de instalação de Pingo Doce na antiga Pedreira do Montinho - Feira
- Pedido de instalação de Unidade de Retalho não Alimentar do E.Leclerc nas antigas instalações da Euromola (do outro lado da rua das instalações de retalho alimentar)
- Pedido de Instalação de Edifício Comercial com 8 lojas junto ao Instituto da Droga e Toxicodepência (traseiras do Feira Nova)
- Pedido de Instalação de Unidade de Retalho não Alimentar na Zona Industrial do Cavaco
- Pedido de Instalação de Retalho não Alimentar na Vila Nova (junto ao Centro de Negócios do Cavaco)
- Pedido de Instalação de Mini Preço em São João de Ver
- Pedido de Instalação de Edifício Comercial e de Serviços com 11 lojas e cerca de 5000 metros quadrados em Balteiro - Feira
Para além dos espaços comerciais, outras coisas me saltaram à vista:
- Pedido de Instalação de Ginásio na Zona Industrial do Cavaco
- Pedido de Instalação de Hotel na Rua José Soares de Sá - Feira
Já é possível observar as linhas mestras do projecto de expansão do Europarque e perceber a grandiosidade do projecto que se estende por toda a freguesia de Espargo e entra no concelho de Ovar.
E isto em apenas alguns minutos... que mais novidades andarão por aí?
Quatro novos Centros Escolares em SMF
- Centro Escolar de Lobão (1,2 milhões de euros)
- Centro Escolar de São Domingos - Argoncilhe (495 mil euros)
- Centro Escolar da Igreja - Lourosa (997 mil euros)
- Centro Escolar do Chão do Monte - Lamas (408 mil euros)
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Imaginarius 2008 - Titanick
terça-feira, 20 de maio de 2008
Imaginarius 2008 - Teatro do Mar
Roubaram o Jipe à GNR
Lê mais no JN.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Imaginarius 2008 - Markeliñe
Imaginarius 2008 - Kumulus
Imaginarius 2008 - Ilotopie
Feira na rota da energia eólica
Lê mais na Agência Financeira.
domingo, 18 de maio de 2008
Imaginarius 2008 - Royal de Luxe
Imaginarius 2008 - Malabar
Imaginarius 2008 - Gran Reyneta
"Sabor" Imaginarius









A edição 2008 do festival terminou ontem em mais uma noite que começou fria, mas terminou bem quente à custa dos milhares de pessoas e do arrojo das muitas companhias que se apresentaram.
Guardo as melhores recordações do reencontro com Markeliñe, Gran Reyneta e Teatro do Mar. Ilotopie, Kumulus e Voalá deixam marcas no primeiro impacto. Malabar foram a grande surpresa do festival, num dos melhores encerramentos de todos os tempos... no mesmo espectáculo mostraram-se malabaristas, peritos em andas, ginastas, equilibristas, uma gigantesca marioneta... vimos uma parada e um grande espectáculo de praça... não faltou a música ao vivo e um cheirinho de fogo de artifício.
Como em todo e qualquer festival para lá de tudo o que é bom há sempre algumas notas negativas. Esperava-se mais da marioneta gigante dos Royal de Luxe... há que dar os parabéns pelo excelente trabalho da companhia, mas soube a pouco: oxalá voltem com um verdadeiro gigante, sem estar enterrado! Titanick surpreenderam também pela negativa... a estreia mundial do seu novo espectáculo foi um "desastre". Desde erros de dimensionamento do espaço para o público esperado até à brutal redução do tempo do mesmo face ao inicialmente previsto, a guerra entre deuses revelou que precisa de muitas afinações para iniciar a sua tournée.
Ficam algumas imagens e a promessa de vídeos de alguns espectáculos para os próximos dias. Que comece a contagem decrescente para o Imaginarius 2009!
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Já começou!
Agora é hora de aproveitar as fantásticas produções em cena nas ruas e praças da cidade e dar um saltinho às instalações e exposições de mais uma edição histórica do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Tranfeira - Novo Circuito
terça-feira, 13 de maio de 2008
Já cheira a Imaginarius
domingo, 11 de maio de 2008
Onde Está o Principezinho?
Na quinta reúne-se a ONU do Principezinho, na sexta a grande parada sai à rua e no Sábado a orquestra mais irreverente mostra-se aos visitantes do festival.
Imagem: Foleirices
sábado, 10 de maio de 2008
Imaginarius 2008

Produções Originais:
Royal de Luxe - "A fabulosa história do guerreiro de Santa Maria da Feira enterrado vivo"
Clara Andermatt - "Meu Céu", com a participação dos acrobatas urbanos Parkour
Titanick Theatre - "Parada: visita ao guerreiro do Castelo da Feira"
Projecto OEOP? - Onde Está o Principezinho? - Parada construída com a colaboração de 6000 crianças e espectáculo com a instável orquestra
Estreias Mundiais:
Titanick Theatre - "Sarabande"
Markeliñe - "Terapia?"
L'ambi T eatro - "O meiro, o conto de um melro"
Estreias Europeias:
Voalá! - "Voalá!"
Mamulengo - "A Tradição do Antigo Teatro de Rua do Norte do Brasil"
Estreias Nacionais:
Théâtre Décalé - "La Cabaret de Harry Stork"
Afro Jungle Jeegs - "In Total Control"
Gran Reyneta - "Os pesadelos de Toni Travolta" PRODUÇÃO 2008
Ilotopie - "La Mousse en Cage"
Johan Lorbeer - "Tarzan | Standing Leg"
Chris Lyam - "Popcorn Club"
Kumulus - "Les Squames"
Malabar - "Helios - A Saga dos Mil Sóis"
Instalações:
"Varina" - de Joana Vasconcelos - 9 a 17 Maio - Ponte D. Luís I - Porto (Produção para Imaginarius 2008)
"Donzela" - de Joana Vasconcelos - 15 a 17 Maio - Castelo da Feira (Produção para Imaginarius 2007)
"Anjos... Asas... Bandeiras" - de Paulo Neves - 2 Maio 2008 até Imaginarius 2009 - Zona Envolvente às Piscinas Municipais - Santa Maria da Feira (Produção para Imaginarius 2008)
Exposições:
Spencer Tunick Exhibition - 14 Mao a 9 Junho - Biblioteca Municipal
O Mamulengo em Mostra - 15 a 17 Maio - Museu Convento dos Lóios
Ateliês:
Odin Teatret - 10 a 12 Maio - Produção de Espectáculo para Imaginarius 2009
Titanick Theatre - 13 a 17 Maio - Formação de Actores para Espectáculo "Sarabande"
A Contagem decrescente está a chegar ao fim... quinta-feira a máquina da imaginação volta a funcionar em Terras de Santa Maria.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
E.Leclerc abre Parafarmácia na Feira
A Direcção Geral das Actividades Económicas já licenciou o espaço que aparece nas listagens com uma área de 143 metros quadrados.
Constituída Sociedade Feira Park
O contrato de sociedade foi assinado, no dia 29 de Abril, entre a Parque-Invest - Sociedade Promotora de Parques Industriais, o Município de Santa Maria da Feira e a APCTP - Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto. Alfredo Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, preside à Mesa da Assembleia-Geral.
Com sede social no Europarque, na freguesia de Espargo, a sociedade FeiraPark tem como objecto social a construção, gestão e exploração do Parque de Ciência e Tecnologia de Santa Maria da Feira.
O FeiraPark - Parque de Ciência e Tecnologia de Santa Maria da Feira está vocacionado para o desenvolvimento científico e tecnológico, com grande enfoque na atracção de investimento e no apoio às empresas da região em matéria de inovação e investigação. A implantação de novas e modernas empresas na região será, seguramente, uma alavanca para o desenvolvimento de novos projectos empresariais e para a modernização dos sectores mais industriais.
Santa Maria da Feira é um concelho essencialmente industrial, claramente o mais industrializado do distrito de Aveiro e um dos mais industrializados do país. Por isso, a Câmara Municipal, juntamente com várias entidades ligadas ao mundo empresarial, tem desenvolvido esforços para diversificar o tecido empresarial, que actualmente assenta em clusters muito tradicionais.
O FeiraPark, sendo uma infra-estrutura vocacionada para o empreededorismo e para o acolhimento de empresas de base tecnológica, abrirá inúmeras possibilidades de investimento no município, que terão reflexos no desenvolvimento da região.
in Guia de Portugalsábado, 3 de maio de 2008
Deuses, Guerreiros e Principezinho
O gigante transformado em guerreiro dos franceses Royal de Luxe é enterrado vivo no Castelo da Feira e transforma-se na grande atracção desta edição. Em paralelo a "Donzela" volta a mostrar-se e traz companhia... a "Varina" estende-se na Ponte D. Luis I, no Porto. No que diz respeito a instalações não ficamos por aqui. Paulo Neves concebeu mais de uma dezena de estruturas em madeira (7 x 2 m) às quais chamou de "Anjos... Asas... Bandeiras"... o que serão afinal?
Os alemães Titanick regressam com uma produção original. "Sarabande", uma verdadeira maravilha! O Deus do Fogo e a Deusa da Água casam e têm uma filha... o problema começa quando se desentendem e usam as suas armas (fogo e água) para derrotar o adversário. A Filha vem do Castelo para cessar a luta.
Para lá dos destaques há muito mais a referir. Markeliñe e Gran Reyneta estão de volta com novos espectáculos. Os ritmos tribais inundam o Rossio. Uma tribo de humanóides das montanhas da Europa Central instala-se na Rua de São Nicolau. A irreverência de Ilotopie fica à descoberta na Rua dos Descobrimentos. O Mamulengo viaja do Brasil. Clara Andermatt encena um espectáculo original onde participam os acrobatas urbanos - Parkour. Teatro do Mar regressam com o seu novo espectáculo. Remédios do Riso invade o Hospital S. Sebastião. Mas não ficamos por aqui... O Principezinho é tema central do um projecto que envolve cerca de 6000 crianças e tem direito a uma grande parada no festival e a uma instável orquestra muito inovadora.
Para lá dos espectáculos há conferências, exposições e workshops... mas há mais para ver. O teatro aéreo está de volta! Voalá chegam à Europa via Santa Maria da Feira e mostram a sua irreverência e sentido estético nos céus.
Santa Maria da Feira é mais uma vez local de visita obrigatória durante 3 dias Imaginarius.