sexta-feira, 4 de julho de 2008

As contas do Metro

Surgem hoje notícias de descontentamento pela construção da Linha da Trofa do Metro do Porto em via simples. Para lá desta polémica, está a decisão da construção com base nas 15.000 validações mensais nos transportes alternativos. 15.000!? Mas afinal quinze mil validações, ou seja, 7.500 pessoas a viajarem por mês para o Porto em transportes públicos é motivo para a construção da linha de Metro? Então para a Feira não pode haver desculpa... o Metro está mais que justificado. O último estudo tornado público falava em mais de 2.000 feirenses a viajar diariamente para o Porto. Se apenas 1/4 (500 pessoas) utilizar transportes públicos, teremos 1.000 validações por dia, ou seja, e contando apenas os dias úteis (cerca de 22 por mês) 22.000 validações mensais... bem mais do que a Trofa. Este jogo de números improvisado serve para mostrar que o poder local não pode descorar o objectivo de trazer o Metro para o EDV. Se a isto juntarmos São João da Madeira e algum tráfego dos concelhos mais a sul, fica provada a necessidade deste meio de transporte, desde que construído com um trajecto devidamente estudado e que sirva facilmente a maior parte da população, de modo a permitir também algumas ligações internas no concelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

ha que puxar os meios ferroviarios ate OAZ...

Bruno Costa disse...

Claro!
Nem que não seja o Metro com ligação directa ao Porto, pelo menos uma reconversão total do vouguinha (duplicação da linha e composições mais rápidas), fazendo ligação ao Metro em São João.

É uma vergonha o EDV não ser servido por um único meio ferroviário decente!