Bem, parece que a Pedreira das Penas irá mesmo mudar a breve prazo. Com Modelo ou com Continente... com Centro Comercial, ou apenas uma simples Galeria... ou sem absolutamente nada disto. A verdade é que a antiga "Fábrica" da Pedreira das Penas já começou a ser demolida.
Aguardam-se informações concretas quanto ao futuro de uma das áreas mais apetecidas da cidade feirense, em pelo centro... 200 metros do Hospital... 500 metros do centro histórico... menos de 500 metros do acesso à N223... cerca de 20 mil metros quadrados de terreno, considerando apenas a área da pedreira e fábrica.
Terá isto alguma influência na mudança de planos do CCTAR?
A planta abaixo representa o estudo que havia sido realizado há cerca de um ano para a instalação do Modelo, no terreno da antiga Fábrica. Previa-se o tradicional edifício com cerca de 4 mil metros quadrados.
A verdade é que recentemente o sistema Mirante incluiu o terreno da Pedreira na área de estudo... mantendo a designação Modelo.
As recentes alterações nos planos para o CCTAR, abrem porta ao vasto terreno, que incluí a própria Pedreira. Espaço este, que só trará rentabilidade com um projecto de grande dimensão. Estará prestes a nascer um Centro Comercial de grandes dimensões em pleno centro de Santa Maria da Feira?
2 comentários:
De acordo com Alfredo Henriques, "a ideia central do CCTAR está em sintonia com a proposta de instalação de uma grande superfície comercial na área envolvente"
Sim, desde o início isso estava previsto. O terreno estava dividido em 2:
- a fábrica, onde se previa a instalação de um complexo Modelo/Worten/Modalfa
- e a Pedreira, local do projecto futurista para o CCTAR.
A nova proposta deixa a pedreira livre, uma vez que a sala de espectáculos do CCTAR se funde com o Cine Teatro, para formar um único auditório com capacidade para 700 pessoas. Ou seja, deixa de estar livre só o espaço da fábrica, mas também a pedreira... e aqui já temos uma questão de maior envergadura. Se um Modelo não implicaria grandes planos urbanos, com um centro comercial de grande dimensão já será diferente. E depois temos a questão do tamanho e da capacidade de acessos. O uso da pedreira obrigará a uma obra de dimensões gigantescas. A profundidade da pedreira para uso total trará orçamentos brutais... basta olhar para o CCTAR, que ficava na margem e iria sair bem mais caro do que o encomendado. :P
Quero eu dizer, que para rentabilizar a estrutura no "buraco" da pedreira, 6 ou 7 pisos de estacionamento, tudo o resto terá de sair a condizer... nada contra... importa salvaguardar os acessos. A tão falada ligação directa à variante (nó do hospital) terá de ser seriamente equacionada. E não será assim tão dificil... um dia destes, a ser necessário, ainda deixo cá a minha sugestão. :P
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