«A29, que liga Gaia a Estarreja, é a via mais saturada da Área Metropolitana, sobretudo porque constitui uma alternativa às portagens na A1, especialmente para os veículos pesados»
O JN de hoje publica uma notícia em que relata os números de um estudo sobre o número de veículos que circulam diariamente nas principais vias da Área Metropolitana do Porto. A conclusão a que se chegou já todos sabiam: congestionamento total! É preciso criar alternativas.
A A32 e as novas pontes sobre o Douro são as soluções apontadas a sul, mas também se fala no alargamento da A29. A ver vamos se as obras avançam, agora que um conjunto de estradas onde se incluí a A32 (antigo IC2) e a A41 (antigo IC24) foram concessionados. Anuncia-se a obra para o próximo ano, mas eu só acredito quando vir.
«Mais de 90 mil veículos utilizam, diariamente, a A29, no sublanço entre o Porto e a Madalena . A auto-estrada, que liga Estarreja a Gaia, é a via mais saturada da Área Metropolitana do Porto e regista um impressionante tráfego de pesados, que a utilizam para fugir ao pagamento de portagens na A1. Também a A28, no sublanço Exponor-Leça da Palmeira, em matosinhos, regista um elevado volume de tráfego, que, no mês passado, ultrapassou os 91 mil veículos por dia. Dados da Estradas de Portugal dão conta de que, no mês passado, praticamente todos os sublanços da A29 a partir de Cortegaça e até Valadares registaram um Tráfego Médio Diário (TMD) superior aos 50 mil veículos. A seguir ao troço entre o Porto e a Madalena (90 mil veículos) destaca-se o sublanço entre o nó da A44 e Miramar, com cerca de 80 mil viaturas por dia. O tráfego só alivia no sublanço Hospital-IP1 (36 mil veículos).
Números que, para Marco António Costa, vice-presidente da Câmara de Gaia, "provam que continuam a faltar vias estruturantes de ligação na Área Metropolitana do Porto". "Daí a urgência de construção da A32 (Oliveira de Azeméis/Carvalhos) e de mais pontes entre Gaia e o Porto, pois a da Arrábida e a do Freixo já estão a rebentar pelas costuras", sublinhou o autarca.
O JN sabe que o alargamento da A29 é uma hipótese que estará em suspenso até à previsível introdução de portagens, que deverão fazer baixar drasticamente o número de viaturas que diariamente circula na A29.»
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