Este post serve de resposta a um comentário anónimo, um tanto ao quanto revoltado contra o que escrevi há uma semana sobre a nova Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria da Feira.
Devo começar com um esclarecimento... ao contrário do que pode parecer sou um apoiante deste novo modelo para os serviços de saúde primários, mas continuo a reclamar do seu modo de implementação no concelho feirense. Para lá do encerramento do SAP antes do funcionamento das unidades, muito se pode dizer das aberturas, em particular desta, até porque acompanhei mais de perto.
Devo começar com um esclarecimento... ao contrário do que pode parecer sou um apoiante deste novo modelo para os serviços de saúde primários, mas continuo a reclamar do seu modo de implementação no concelho feirense. Para lá do encerramento do SAP antes do funcionamento das unidades, muito se pode dizer das aberturas, em particular desta, até porque acompanhei mais de perto.
Antes da resposta devo dizer que acedi à sugestão de alguém anónimo e já tenho o Guia do Utente, que deixo também aqui no blog para que toda a população tenha acesso... até porque a maioria das pessoas continua sem saber o que aconteceu ao seu médico de família. Sim, porque alguns médicos abandonaram mesmo os seus doentes, que agora passam a ser da responsabilidade de outro médico, sem qualquer informação ou esclarecimento. Mais, a USF abriu sem qualquer preparação, ao ponto dos doentes se dirigirem ao Centro de saúde para uma consulta com o seu médico e ouvirem algo do género: o seu médico agora é...
Quanto às melhorias, acredito que venham a surgir, mas por estes dias só caos! E desengane-se quem pensava que os atrasos nas consultas do seu médico de família seria corrigidos, para já os atrasos de atendimento são brutais.
Muito sinceramente espero que esta USF siga o exemplo de outras, mas abrir sem o mínimo de informação nem condições!? Sem marcação de consultas até 2 de Janeiro? Só uma questão: um dos princípios das USF não é algo como garantir o acesso a uma consulta programada num prazo aproximado de uma semana? Ora, com abertura a 21 de Dezembro e marcação de consultas apenas a 2 de Janeiro... já lá vão duas semanas!
A questão volta a ser porquê abrir à pressa?
Deixo o desejo de melhorias largas no serviço, para que a população diga, como em tantos outros sítios, que valeu a pena a mudança... para já melhorias só a lavagem da cara do Centro de Saúde.
Quanto às melhorias, acredito que venham a surgir, mas por estes dias só caos! E desengane-se quem pensava que os atrasos nas consultas do seu médico de família seria corrigidos, para já os atrasos de atendimento são brutais.
Muito sinceramente espero que esta USF siga o exemplo de outras, mas abrir sem o mínimo de informação nem condições!? Sem marcação de consultas até 2 de Janeiro? Só uma questão: um dos princípios das USF não é algo como garantir o acesso a uma consulta programada num prazo aproximado de uma semana? Ora, com abertura a 21 de Dezembro e marcação de consultas apenas a 2 de Janeiro... já lá vão duas semanas!
A questão volta a ser porquê abrir à pressa?
Deixo o desejo de melhorias largas no serviço, para que a população diga, como em tantos outros sítios, que valeu a pena a mudança... para já melhorias só a lavagem da cara do Centro de Saúde.
4 comentários:
Do dia 21 ao dia 2 de Janeiro passaram 12 dias dos quais apenas 3 dias são dias uteis (dias 26, 27 e 28 - 24 e 31 foi tolerancia, 25 e dia 1 são feriados). Portanto o seu comentário de "já lá vão duas semanas ", já parece o correio da manhã. Quanto aos atrasos na consulta, se for como eu, esperei 15min para ser atendido. Pelo que sei todos os dias está lá um médico até às 20h em consulta aberta.
Segundo o que ouvi a abertura a dia 21 foi imposta pelo ministro.
Portanto quanto ao seu comentário de "abrir sem o mínimo de informção nem condições" está um bocado desajustado da realidade.
Os meus cumprimentos, e que continue a ter uma santa saúde.
Eu acrescento... no dia 27, consultas marcadas para as 9h30 (para o antigo médico de família) às 11h30 ainda não tinham sido atendidas!!!! Mas até lá a nova médica esteve a atender alguém... que ninguém consegue perceber!
Sinceramente espero que as coisas melhorem... mas para já não vejo melhoria alguma. A ver vamos se com o novo ano começa a funcionar como se espera.
Então se está mal que vá ao hospital que lá deve ser mais rápido....
Fico desde já deveras satisfeito que tenha seguido os meus conselhos e que tenha passado pela nova USF para recolher e divulgar o guia do utente.
No entanto, caro bc23, para alguém que afirma seguir de perto o processo parece-me que continua a tentar ter razão a todo o custo... começa pelo tempo de marcação de consulta, enganando-se nas contas (não é de espantar, já que a matemática é um problema crónico do ensino no País); fala em situações de consultas marcadas com 2 h de tempo de espera para atendimento (e pergunto eu: estavam mesmo marcadas essas consultas, ou os utentes tinham a indicação para lá irem a essa hora?) e continua a falar da falta de informação aos utentes, mas essa responsabilidade não pode ser imputada à nova USF - a comunicação dos antecessores é que não foi eficaz.
Congratulo-me com o facto de ser apoiante deste novo modelo (quem diria!?!), mas aconselho-o a ir visitando mais vezes a nova USF, para neste espaço dar conta das diferenças. E já agora, se for um utente inscrito na mesma, aconselhe-se também com o seu médico/enfermeiro de família, para obter um P1 para Oftalmologia, porque o se olhar em relação à USF continua enviesado.
Cordiais saudações de um anónimo também ele a acompanhar de perto este novo projecto.
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