Numa altura em que o futuro da rede de Metro do Porto e da Linha do Vale do Vouga estão em discussão, a região EDV não pode descurar os seus interesses, fazendo prova da urgência e rentabilidade da requalificação da Linha do Vouga e da necessidade de ligação à rede de Metro, para garantir viabilidade financeira.
Recentemente a Câmara de Oliveira de Azeméis propôs à REFER a ligação da Linha do Vale do Vouga à rede de Metro do Porto, sendo que a REFER se comprometeu a estudar a viabilidade financeira de tal projecto. Em paralelo, a Metro do Porto apresentou os projectos de expansão da 2ª e 3ª fases da rede (até 2022) que apenas chegam a Vila D'Este. É então altura de se avançar com propostas concretas, que possam ser analisadas e comparadas. Já seria tempo das 5 Câmaras (Gaia, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azemeís e Espinho) envolvidas se sentarem à mesma mesa, estudando o que melhor interessa à população, de modo a que se possa avançar com uma proposta concreta.
Rede do Metro do Porto em 2022Fonte: Metro do PortoHá mais de 10 anos que se fala no Metro para sul, mas a verdade é que cada cabeça sua sentença, sendo que a cada proposta difere no traçado, com variações brutais. Como acredito que o processo de escolha do traçado não tenha muitas alternativas, decidi olhar para o mapa e encontrar possibilidades dentro do concelho da Feira. A proposta do Krónikas Feirenses, sem qualquer avaliação técnica ou de viabilidade financeira, pretende apenas relançar a ideia, promovendo a discussão e a possibilidade de surgimento de novas alternativas.
O desenho centra-se apenas no concelho da Feira e parte de 2 pressupostos. A linha do Vouga manteria o seu actual traçado, sendo convertida em linha do Metro do Porto ou no tão falado Metro do EDV, entre Espinho e Oliveira de Azeméis. A linha de Metro directa ao Porto deverá ser o mais a direito possível e com o mínimo de paragens, deste modo optei pelo terminus no Europarque/Feira Park e não no centro da Feira ou eventual continuidade até S. João da Madeira, como já se vem falando. A proposta baseia-se no cruzamento das duas linhas na zona do Cavaco, onde seria construída uma estação interface, com todas as condições para o transbordo.
Proposta Krónikas Feirenses para a Rede de MetroAmarelo - Linha Metro do Porto
Vermelho - Traçado actual Linha Vale do Vouga
Azul - Alterações ao Traçado da Linha Vale do Vouga
(clique na imagem para ampliar)
A primeira etapa deste projecto seria a duplicação e electrificação da Linha do Vouga, com eventuais correcções de trajecto (eliminação de curvas) nos pontos em que tal seja possível. Penso que esta seria a melhor solução, uma vez que a linha serve os interesses de Oliveira de Azemeís e S. João da Madeira, daí que só a partir da Feira se justifica a criação de uma nova linha, directa a norte.
A cidade de Espinho encontra-se servida com os comboios urbanos da CP, daí que não haja necessidade de criação de uma segunda linha para o Porto a partir daquela cidade. Assim, a nova linha de Metro deveria ligar a Feira a Vila D'Este ou Laborim, onde contactaria com a restante rede de Metro, entrando no Porto, pela Ponte Gólgota (segunda linha de Gaia), uma vez que a Ponte D. Luís já se encontra congestionada.
No que respeita ao traçado da linha, privilegiei os espaços de maior densidade populacional do concelho, evitando ao máximo os desvios e paragens. A linha teria início no Feira Park, com segunda paragem no Europarque, entraria na Feira pela Remolha e teria a estação mais próxima do centro na urbanização junto aos Passionistas, seguiria para o Cavaco onde contactaria com a Linha do Vouga e recolheria os passageiros oriundos de S. João da Madeira e Oliveira de Azemeís. De seguida rumaria para as imediações da EN1, que seria a base de toda a linha até Gaia. Neste trajecto elaborei um pequeno desvio em Lourosa, de modo a aproximar-se de Lamas. No que respeita a estações, depois da cidade haveria apenas mais 4 paragens no concelho (Suil Park, Zona Industrial do Casalinho, Lourosa e Picôto).
Uma rede com estas características serviria plenamente as necessidades da região.

Proposta Krónikas Feirenses para a Linha Espinho - OAZ

Proposta Krónikas Feirenses para a Linha Gaia - Feira
Em mês de centenário do "Vouguinha" esperemos que uma prenda possa surgir... nem que seja um verdadeiro estudo para o traçado do Metro no EDV.
.