O desafio lançado este ano pelo Festival Imaginarius à comunidade artística nacional e internacional para apresentar projectos de intervenção no espaço público de Santa Maria da Feira, através do ‘Mais Imaginarius’, registou um acréscimo significativo de candidaturas, comparativamente com as duas edições anteriores. Foram apresentadas 156 propostas de 26 países da Europa, América Latina, África, Médio Oriente e Ásia. Até ao final de Março será divulgada a lista dos projectos artísticos seleccionados.
Pelo terceiro ano consecutivo, o ‘Mais Imaginarius – Arte Pública’ aposta na promoção da criação emergente em paralelo com a programação oficial do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, contemplando a participação de vários criadores e formas artísticas no Festival, desde Teatro, Dança, Música, Circo, Artes Visuais e Multidisciplinar.
Das 156 propostas apresentadas serão seleccionados os projectos que melhor traduzem a pertinência e a inter-relação com o espaço público nestes seis domínios. Os resultados serão divulgados neste site até ao final de Março.
O ‘Mais Imaginarius’ assenta em cinco objectivos: promover a liberdade de expressão enquanto estratégia emancipadora de experimentação social e cultural no espaço público; apresentar pertinentes discursos estéticos que não têm lugar nos espaços convencionais; proporcionar novas leituras da teia urbana de Santa Maria da Feira e analisar o impacto da expressão criativa actual na comunidade; promover activamente o diálogo entre um leque variadíssimo de expressões, desde as artes visuais até às linguagens performativas; e constituir-se como um projecto de referência de arte pública para um público contaminado por um espectro de inquietudes artísticas.
“Espaço público, espaço de liberdade”
Desde 2009 que o festival Imaginarius, através do ‘Mais Imaginarius’, proporciona a implementação de práticas artísticas emergentes no espaço público de Santa Maria da Feira. Esta plataforma articula as sinergias de intervenção do próprio território, instauradas há mais de uma década pelo festival internacional Imaginarius, convocando jovens criadores e incentivando-os a encontrar e equacionar representações contemporâneas capazes de confrontar e interferir com a realidade da cidade durante o evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário