No passado domingo foram cerca de 200 os visitantes que não quiseram deixar de participar na actividade proposta para o passado domingo. Uma hora “Gourmet” muito especial, dedicada às aves que habitam o Zoo de Lourosa. Privilegiando o bem-estar das aves, a alimentação é um dos aspectos mais importantes do seu dia-a-dia e a equipa de tratadores do zoo empenha-se, não só na qualidade do alimento, mas também na forma como este é apresentado.
Neste dia a cozinha do Zoo, tal como havia sido prometido, ”saltou” para junto dos visitantes que tiveram a oportunidade de ajudar os “Chefs” tratadores a preparar “pratos” especiais para as nossas aves. Desde os kebabs de frutas às maçãs recheadas, várias foram as iguarias preparadas por forma a satisfazer tão exigentes provadores.
Esta acção, que graças ao seu sucesso e vontade de participação dos visitantes promete voltar a repetir-se, tem como principal objectivo dar a conhecer aos visitantes o enriquecimento alimentar das aves e sensibilizá-los sobre a importância de se fornecer o alimento de uma forma que lhes permita recriar o seu comportamento alimentar natural e fazê-las despender mais tempo na busca do alimento. Por um lado, estamos a criar-lhes alguma dificuldade no acesso ao alimento, mas por outro lado, estamos a estimulá-las quebrando a monotonia da comida colocada sempre na bandeja.
E enganem-se os que pensam que só os mais pequenos quiseram “cozinhar” para as aves do único parque zoológico do país dedicado exclusivamente aos animais de penas. Os adultos renderam-se a esta novidade e à forma lúdica como através dela se explica o comportamento animal.
Sem comentários:
Enviar um comentário