quarta-feira, 9 de março de 2011

Galeria Comercial das Penas/Montinho [Sonae]

Ao longo das últimas semanas têm vindo a praça pública muitas dúvidas quanto ao formato da galeria comercial que a Sonae irá construir em pleno centro da cidade de Santa Maria da Feira. Pois, o sistema "Mirante" consegue já esclarecer muitas dessas dúvidas.
Como já se anunciava, a nova galeria comercial limita-se ao terreno da antiga fábrica de apoio à pedreira das Penas, face à Rua Comendador Sá Couto. O edifício eleva-se por 3 pisos acima do solo e dispõe de uma cave para estacionamento. Com isto acrescenta-se um piso recuado ao que havia previsto com os renders que circulavam no âmbito da intervenção naquela área e fica a faltar um segundo piso coberto de estacionamento que a autarquia estaria a negociar, por forma a facilitar o estacionamento na área.
Assim sendo, o "Modelo", agora "Continente" [de acordo com o novo posicionamento de marcas da Sanae a anunciar na próxima segunda-feira], a instalar em pleno centro da cidade feirense erguer-se-à num edifício com as seguintes características:

Área de implementação – 5403 m2;
Estacionamento público – 261 lugares cobertos + 8 lugares descobertos;
Piso -1 – 5100 m2 [Parque de Estacionamento];
Piso 0 – 5300 m2 [Comércio] + 103 m2 [Alpendres];
Piso 1 – 5400 m2 [Comércio];
Piso 2 – 2100 m2 [Comércio] + 215 m2 [Terraços].

Nota: estes dados são anunciados no sistema "Mirante", num processo de Licença Obra de Edificação, datado de 28 de Fevereiro passado, que ainda se encontra em fase de análise pelos serviços [pelo menos é o que se anuncia].

No total serão 12800 m2 de área bruta de construção destinada a comércio. Descontando áreas de mall e de apoio, ficaremos certamente abaixo 10000 m2 de área bruta locável.

7 comentários:

Anónimo disse...

A coisa esta crescer. Mas ainda vai haver mais surpresas. Não se precisa de ser bruxo para saber o que vai acontecer ...

Bruno Costa disse...

:)
O que vai acontecer é que sem surpresa a obra é aprovada e avançará.

Quanto ao crescer não o podemos afirmar. Até aqui o projecto não havia sido apresentado, daí que nada se possa concluir. Dos renders de outro projecto nas imediações EU suspeitava de 2 pisos... afinal são 3. Até porque crescer ali, só se for para cima...

:)

Anónimo disse...

A surpresa não é que a obra avançará. Quem tem dinheiro manda ...

A surpresa vai ser como resolver o problema do transito. Depois de presentar a possível solução os moradores à volta e os feirenses ganharão uma opinião mais diferenciada.

Na minha opinião modesta uma possível rotunda não vai resolver o problema do transito. Nem ali existe espaço suficiente ...

Eu presumo que os responsáveis já estão negociar uns terrenos de uns moradores à volta para alargar os acessos ... O problema é que o proprietário destes terrenos não precisa de vender. Mas quem tem dinheiro manda ...

Anónimo disse...

Um outra surpresa vai ser que a praça planeada não se vai concretizar ...

Bruno Costa disse...

Até aqui não vejo "surpresas"... :)

- problema de trânsito?
Será que vai existir? Para isso existem estudos de tráfego, que são efectuados PARA todos os projectos comerciais da SONAE, incluindo os de dimensão mais pequena [com o objectivo da fluidez nos acesso]. Venha o estudo, venham eventuais problemas... venham propostas de soluções;

- rotunda... há espaço, sim... até porque uma solução destas não tem de ficar alinhada com o eixo da via. Quanto à eventual negociação da Sonae com privados na zona, não sei se é verdade, mas acredito que sim. E sendo privados, ELES que se entendam... ninguém é obrigado a vender... e se "quem tem dinheiro manda"... pelo menos a outra parte não ficará prejudicada... além de que a cidade ficará com toda a certeza a ganhar se assim acontecer;

- quanto à "surpresa" da praça, continuo sem perceber as confusões entre DOIS PROJECTOS DISTINTOS em muitas cabeças... mas, há quem assim seja. Não dizer muito... falo só uma questão: vamos ficar sem praça por "surpresa" do projecto Sonae? Afinal de contas em quantos milímetros o terreno da Sonae toca no terreno da Praça? Perdão, quantas dezenas de metros distancia o terreno da Sonae do terreno da praça?

Anónimo disse...

Respectivamente à praça o senhor não esta ver o problema. A pergunta é a seguinte: Para que publicar renders que não corresponde depois a realidade ? Precisa-se ser sérios com os feirenses !

Eu também não posso explorar uma discoteca na minha garagem ou construir um restaurante subaquático na pedreira sem a autorização da câmara.

Mas talvez com um estudo encomendado o meu projecto poderia ser aprovado ...

Bruno Costa disse...

Publicar renders que não correspondem à realidade?
Temos videntes aqui...