segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cães e gatos têm cemitério próprio

Os cães e gatos da Nogueira da Regedoura, em Santa Maria da Feira, já têm um cemitério próprio. Após muita insistência da população, o presidente da junta de freguesia, Henrique Ferreira, decidiu construir um pequeno edifício, situado no estaleiro da autarquia, onde serão sepultados em gavetões todos os animais que morrerem.

As obras ainda não terminaram, mas nas últimas semanas dois cães já foram sepultados.

"Alguns populares juntaram-se e acabaram por convencer o presidente. Entendemos que os cães e outros animais também merecem ter a distinção de um funeral e um local para o repouso", disse Valdemar Lopes que mora em Nogueira da Regedoura.

A ideia inicial da população era que a autarquia destinasse uma das sepulturas do cemitério da freguesia para enterrar os animais. O presidente não concordou e decidiu que o melhor seria construir um espaço destinado exclusivamente para os cães e gatos.

"O presidente concordou logo com a ideia. Percebeu que é muito difícil para as pessoas enterrarem os animais por quem tinham tanta estima num local qualquer", explicou Valdemar. Os restos mortais dos cães e gatos serão sepultados em gavetões que por sua vez serão depositados num sepultura de grandes dimensões.

A criação do cemitério para animais está, no entanto, a causar alguma discussão entre os moradores que residem nas imediações do cemitério e que não concordam com a construção.

"Só soubemos há uma semana que aquilo era um cemitério. Deviam ter avisado. Alguns moradores já estão a pensar avançar com o caso para tribunal", explicou uma moradora.

Sem comentários: